Governador recebe Medalha do Mérito Cooperativista

Publicado em 27/07/2012 - politica - Da Redação

Anastasia foi condecorado no dia em que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo em Minas

O governador Antonio Anastasia recebeu, na quinta-feira (26), data em que foi comemorado em Minas o Dia Internacional do Cooperativismo, a Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima. Trata-se da mais alta comenda do cooperativismo mineiro, entregue pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais – Sistema Ocemg. A condecoração foi instituída em 1991, com o objetivo de premiar pessoas que se destacam no trabalho em prol do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo.
O governador agradeceu o agraciamento e destacou a importância do setor para a economia de Minas Gerais. “Recebo essa homenagem e a compartilho com todos os integrantes da administração pública do Estado, nossos servidores, e também com a sociedade mineira de modo em geral. Se o movimento cooperativista em Minas vai bem, e felizmente ele vai muito bem, isso é reflexo de uma ação coordenada que não é exclusiva do governo, mas de toda a sociedade e das engrenagens que compõe esse nosso tecido social. Portanto, ao receber esse galardão, reafirmo meu compromisso com esse movimento tão importante para Minas Gerais”, afirmou o governador.
Cerca de 600 pessoas, dentre elas o vice-governador Alberto Pinto Coelho, autoridades e lideranças cooperativistas estiveram presentes no evento. Celebrado em todo o mundo, o Dia Internacional do Cooperativismo reconhece a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades. Esse ano, por decisão do Sistema das Nações Unidas, também é comemorado o ano internacional do cooperativismo.
O movimento está presente em mais de 100 países e soma mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 100 milhões de postos de trabalho. Em Minas Gerais, o segmento conta com 800 cooperativas e mais de 1,1 milhão de cooperados. As cooperativas mineiras são responsáveis pela geração direta de 35 mil empregos diretos e têm uma movimentação anual de cerca de R$ 25 bilhões, com participação de 7,8% do PIB estadual.

SEGOV - Assessoria de Imprensa