
Na quarta-feira (01/02), o deputado Carlos Mosconi (PSDB) se reuniu com o governador de Minas, Antonio Anastasia, e com representantes da Alcoa para impedir o fechamento da empresa, em Poços de Caldas. Com a queda do preço do alumínio no mercado internacional, a Alcoa está fechando algumas unidades. Caso isso ocorra em Poços, cerca de 2 mil funcionários diretos e indiretos podem perder os empregos.
De acordo com Anastasia, o governo mineiro está realizando uma série de medidas para facilitar a permanência da fábrica no Estado. Entre as propostas anunciadas, está a isenção da Alcoa de pagamento de ICMS, durante um ano, por meio do uso do crédito retido da empresa com o governo.
Anastasia também anunciou a negociação com a Cemig visando benefícios tarifários, ainda que reconhecendo as dificuldades para a operação. Além disso, o diferimento nas taxas de importação sobre maquinários. “Estamos nos empenhando para que a Alcoa fique em Poços de Caldas. Também estou conversando com o governo federal para que as medidas propostas pela Alcoa tenham boa acolhida pela União”, disse o governador.
Alento. Segundo o deputado Carlos Mosconi, que intermediou a reunião entre a empresa e o governador, as medidas do governo de Minas são um expressivo alento para a Alcoa e para os funcionários da empresa. “A Alcoa tem uma fundamental importância na economia de Poços de Caldas e região. Não vamos permitir que famílias da cidade sejam penalizadas por uma crise internacional. Faremos o possível para que a empresa permaneça em funcionamento”, afirmou Mosconi.
O presidente da Alcoa para a América Latina, Franklin Feder, está otimista com as negociações. “É visível o comprometimento do governo de Minas e do deputado Mosconi para que a empresa não seja fechada.” De acordo com Feder, já existe um programa de modernização da empresa na cidade, como a construção da lagoa de resíduos: um investimento de R$ 80 milhões.
Presenças. Também participaram da reunião, o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini; o secretário adjunto de Fazenda, Pedro Meneguetti; a diretora de Assuntos Corporativos da Alcoa, Eliane Uchoa; o diretor do departamento financeiro da Alcoa, Eduardo Dória; e um dos diretores da Alcoa América Latina e Caribe Ricardo Sayão.