Governo de Minas facilita acesso à exame de mamografia

Publicado em 13/04/2012 - politica - Assessoria de Comunicação

O governo do Estado lançou, nessa quinta-feira (12/04), várias ações para reduzir o câncer de mama em Minas. Uma das medidas é facilitar o acesso à mamografia para as mulheres de 45 a 69 anos. Até então, a faixa etária prioritária para o rastreamento da doença era de 50 a 69 anos. Outra novidade do programa é que a requisição para realizar a mamografia poderá ser solicitada diretamente nos estabelecimentos de saúde públicos sem a necessidade de passar previamente por uma consulta médica. De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), as medidas são pioneiras no país. “Muitas mulheres são diagnosticadas em fase já avançada do câncer de mama. Caso fosse no início, elas teriam 95% de chances de cura. Isso é um avanço no Estado em tratamento oncológico”, disse Mosconi.

Mais Exames. O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques, afirmou que o grande desafio é conscientizar a população sobre a importância de se fazer o exame. “Atualmente, realizamos 400 mil exames por ano. Queremos ampliar esse número para 900 mil. Fazendo a mamografia, 25% das mortes por causa da doença poderiam ser evitadas.”
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (Regional Minas Gerais), João Henrique Pena Reis, Minas Gerais vai reduzir a lacuna entre o diagnóstico e o início do tratamento de 100 para 30 dias. Constatada a doença, a paciente será encaminhada para um dos 32 hospitais de tratamento de câncer em Minas. O investimento no programa é de R$ 10 milhões.

Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)
Gabinete Parlamentar em Belo Horizonte