Publicado em 05/07/2014 - politica - Da Redação
Na última semana, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) visitou cidades do Sul de Minas. Em Muzambinho, onde foi recebido por lideranças da administração municipal, o parlamentar falou à nossa reportagem. Na ocasião, anunciou importante ação na liberação de recursos para a aquisição de prédio no centro da cidade pelo IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho, bem como concretização de quadra no bairro Alto do Anjo.
CENÁRIO DIFERENTE DE 2010 - No último pleito estadual, o então candidato de oposição Hélio Costa iniciou a campanha em Minas Gerais com ampla vantagem, situação que foi revertida com a máquina administrativa do PSDB. Indagado sobre a situação atual com Fernando Pimentel, o deputado analisa que o cenário é bastante diferente. Até porque Anastasia era vice-governador, tinha grande prestígio sendo reconhecido como “homem da gestão” de Aécio Neves e foi candidato à reeleição. Agora, segundo Reginaldo Lopes, o PSDB apresenta um candidato que está afastado de Minas por mais de vinte anos e o governo não tem boa avaliação. “E há uma percepção na sociedade de que os mineiros foram enrolados pelos tucanos durante doze anos. É muito pouco o legado do PSDB para Minas”, criticou. Segundo ele, existe uma dívida de quase R$ 100 bilhões, criticando o choque de gestão propagado por Aécio Neves no estado. Explicou que o ex-governador deixou Minas adimplente através de uma manobra contábil, mas o estado não tem nenhuma capacidade de investimento. Revelou que o governo pagou o 13º salário dos servidores em 2013 sacando o Fundo de Previdência. Assim, entende que a realidade econômica é muito grave. Por outro lado, declarou que os tucanos não foram republicanos, pois copiaram os programas do ex-presidente Lula e presidenta Dilma, mudando o nome e não dando crédito político. Também não apresentaram grandes projetos ao governo federal. Revelou também a obra do metrô de Belo Horizonte está parada, sendo que o dinheiro está na conta do estado. Reginaldo Lopes ainda acrescentou, analisando um cenário eleitoral diferente, que Fernando Pimentel tem uma arrancada de 35%, sem nenhuma rejeição. Ao mesmo tempo, o candidato do PSDB tem a metade e maior rejeição.
IMPORTÂNCIA DO IFSULDEMINAS - O deputado também valorizou o crescimento da instituição, sendo considerada uma grande alavanca de desenvolvimento do município. Comentou que os governos do presidente Lula e presidenta Dilma aumentou em dez vezes o número de vagas nas escolas técnicas federais. Considerando o número de campis, foi feito seis vezes mais que em 100 anos da República. Em 2015, são previstos mais 210 campis. Cerca de 8 milhões de jovens já concluíram cursos através do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Nos próximos anos, serão mais de 12 milhões de formandos. “Estamos universalizando o direito do trabalhador de ter uma boa qualificação profissional e do jovem de ter uma boa formação técnica profissionalizante”, falou.