Publicado em 26/06/2016 - politica - Da Redação
No dia 16 de junho, a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso decidiu afastar o prefeito Rêmolo Aloise do cargo no Executivo pelo prazo de 90 dias. A medida foi tomada para evitar que Reminho pudesse atrapalhar os trabalhos da Comissão Parlamentar Processante (CPP) instaurada no início do mês para investigar supostos desvios de verbas da saúde e má gestão de recursos públicos. Sete vereadores votaram pelo afastamento. Dois votaram contra e um se absteve. O inquérito civil do Ministério Público que investiga os supostos desvios está em fase de elaboração do relatório final, mas não tem uma data para ficar pronto.
Na segunda-feira, 21 de junho, Reminho deu entrada com mandado em 2ª instância na 6ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a fim de derrubar a decisão da Câmara que o afastou do cargo. Um dos argumentos utilizados pela defesa é que Reminho “aguardou em seu gabinete até por volta de 13h na quinta-feira, e não foi notificado. Depois disso ele viajou”. Argumenta ainda que a notificação protocolada por vereadores na prefeitura não teria validade, pois deveria ser entregue pessoalmente ao prefeito.
Na quarta-feira, 22 de junho, o juiz do TJMG Ronaldo Claret de Moraes deferiu liminar, empreitada por meio de mandado de segurança, em favor do prefeito afastado de São Sebastião do Paraíso, Rêmolo Aloise, garantindo o seu retorno como chefe do Executivo.
O vice-prefeito Daniel Mendonça, filho de Reminho, não chegou a assumir o cargo de prefeito. Os sete secretários municipais também pediram exoneração dos cargos. No entanto, eles voltaram ao trabalho na terça-feira (21). Segundo um dos advogados do prefeito, Rafael Gonçalves, as exonerações não foram oficializadas e por isso, os funcionários puderam voltar aos cargos.
REMINHO - Já o prefeito Rêmolo Aloise diz que não deve nada à Santa Casa. “Nunca se destinou dinheiro da Saúde para outros fins. Pelo contrário, eu coloquei aproximadamente 25% além do que repassaram para assistência à Saúde. Se você olhar minha aplicação estes três anos, dá tudo acima de 40%”, afirmou.
CONQUISTA NA SAÚDE
Aproveitando a estada em Belo Horizonte, o Prefeito Reminho esteve com o Secretário de Estado da Saúde, Sávio Souza Cruz, juntamente com Maurício Giubilei, Renato Toaiari e Priscila, tratando da pactuação de 80 leitos do Hospital Gedor Silveira para Hospital Geral e do Centro de Especialidades Médicas que será instalado no local. Com total aprovação do Secretário, em breve ocorrerá a visita da Secretaria de Estado da Saúde ao município para orientar sobre as adequações necessárias no prédio do Gedor. A notícia foi divulgada no dia 20 de junho no facebook da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.