Publicado em 19/05/2015 - politica - Da Redação
Ex-secretário de Transportes e Obras de Minas e parlamentar responsável diretamente pela aprovação em 1999 do projeto de pavimentação da BR 265 entre o Nordeste Paulista ao Sul de Minas, o deputado federal Carlos Melles quer buscar uma solução efetiva para terminar o asfalto da rodovia, de apenas 9,2 quilômetros, entre os municípios de Bom Jesus da Penha a Alpinópolis. “Esta semana vamos novamente no Ministério dos Transportes e no DNIT, vamos reforçar a reivindicação, é preciso uma ação permanente. Desde que iniciamos este projeto estratégico, já conseguimos a pavimentação de mais de 120 quilômetros da BR 265 entre Paraíso a Ilicínea, restando apenas segmentos descontínuos que somam 9,2 quilômetros. Estamos batalhando para vencer os obstáculos, primeiramente ambientais e agora técnicos e financeiros para que efetivamente estre trecho da 265 torne-se o corredor estratégico e de ligação que sonhamos”, comentou Melles, enfatizando o esforço fundamental dos prefeitos, vereadores e deputados que são da região em favor do projeto.
“Tanto a 265 como a BR 146, viraram verdade pela força da união das lideranças políticas, avançaram desta forma e serão concluídas com este espírito de somar forças. Não é uma questão política e nem de governo, é uma questão de Estado, são obras para servir ao povo e vamos buscar um caminho em definitivo para finalizar estas grandes conquistas regionais”, pontuou o deputado, relembrando a mobilização que viabilizou as obras na 146 entre Passos à região da Mumbuca, e agora a 265.
“Quando iniciamos parecia um sonho sem a menor possibilidade de dar certo. Rapidamente conseguimos asfaltar entre Paraiso a Jacuí, avançamos para Bom Jesus, chegamos a Ilicínea, fizemos um esforço muito grande para incluir a acesso a Alpinópolis, e agora precisamos fechar esta conquista que tem muita história e trabalho”, recorda Melles. Outro ponto que o deputado ressalta como vital é a construção do contorno rodoviário de Ilicínea. “Já incluímos este contorno no Plano Nacional de Viação (PNV) e precisamos viabilizar a obra, já que a 265 é uma rodovia interestadual, de grande fluxo de veículos que não poderão trafegar dentro da cidade”, frisa.
PONTO FINAL
Em novembro de 2014 o então ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, foi convidado e aceitou o convite do deputado Carlos Melles para visitar as BR´s 146 e 265, numa ação parceira suprapartidária com todos os parlamentares que tem base de atuação na região Sul e Sudoeste de Minas. Na transição de governo o assunto está sendo retomado, na gestão do novo ministro Antonio Carlos Rodrigues. “Precisamos colocar um ponto final nesta obra, falta muito pouco, é uma questão logística fundamental para nossa região e tenho certeza que somando forças conseguiremos”, destaca Carlos Melles.
O deputado informa que para a pavimentação dos segmentos restantes de 9,2 quilômetros, sob a responsabilidade direta do DNIT em Belo Horizonte, serão necessários recursos estimados de R$ 33 milhões. A unidade de DNIT em Oliveira e a empresa Strata foram os responsáveis por atualizar o projeto e definir uma nova planilha de custos.
FONTE: ASCOM