Minas Leite consegue regime especial

Publicado em 07/12/2012 - politica - Da Redação

Arantes viabilizou acordo junto à Secretaria da Fazenda

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) levou à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) demanda da Associação das Cooperativas do Sudoeste Mineiro (MinasLeite), que tem sede no município de Alfenas. A reunião aconteceu, na quarta-feira (05/12), e contou com as presenças do chefe de gabinete de Arantes, Luciano Gontijo; representantes da MinasLeite, José Soares (presidente) e Manuelito (superintendente); além dos funcionários da SEF, Antônio Eduardo (superintendente da Superintendência de Tributos) e Vanessa Filardi (coordenadora da Diretoria de Análise de Investimentos).

O objetivo era conseguir um regime tributário especial para proporcionar competitividade à Associação no que diz respeito à comercialização do leite UHT Sachê. A MinasLeite é detentora da marca de laticínios Blink e essa tributação especial vai oxigenar sua atuação no maior mercado consumidor do País, que é São Paulo. A ideia é consolidar a marca naquele Estado. O regime especial obtido deverá entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2013.

De acordo com Manuelito, o regime especial fará com que a MinasLeite tenha capital de giro para crescer mais e brigar no mercado paulista. O presidente da Associação, José Soares, expôs a importante função social da Associação e defendeu que ela requer uma atenção especial, já que 78% dos associados são pequenos produtores (aqueles que produzem menos de 200 litros de leite por dia). Esses produtores representam 30% do leite captado pela MinasLeite. A Associação movimenta 30 milhões de litros de leite por mês.

Outro dado relevante apresentado na audiência é que 96% do leite produzido pela MinasLeite é exportado para São Paulo. A força da Associação se mede pelas suas 18 cooperativas atuando em 198 municípios mineiros nas regiões Sul, Sudoeste e Triângulo. São 5 mil produtores de leite e 22 mil associados nessas cooperativas que integram a MinasLeite, que conta com 1.500 pontos de venda.

“A MinasLeite é um exemplo da força que o cooperativismo tem e nos prova que é possível conciliar lucro com a sobrevivência dos produtores de leite, principalmente os pequenos, que têm sido muito prejudicados pelos baixos preços impostos pelo mercado. Agradeço a confiança da direção da MinasLeite e a atenção e sensibilidade do superintendente Antônio Eduardo. Minas sai ganhando com mais essa conquista”, comemorou Antônio Carlos.

Por Ana Karenina