Publicado em 21/06/2013 - politica - Da Redação
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Carlos Mosconi (PSDB), exigiu maior responsabilidade para todos os entes federativos em relação aos serviços sanitários. O anúncio foi feito na quarta-feira (19) depois que o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, informou que uma das principais causas do aumento de dengue em Minas foi o cancelamento, depois das eleições municipais, de serviços prioritários para a saúde.
De acordo com Mosconi, a saúde não pode ser prejudicada por causa do resultado das eleições. “Muitos prefeitos que perderam as eleições acabaram com vários serviços sanitários, como a coleta de lixo, aumentando significativamente a quantidade de criadouros do mosquito aedes aegypti. Para piorar a situação, diversas equipes de endemia foram desmobilizadas nas cidades, o que estagnou as ações de prevenção”.
Mosconi sugeriu a criação de uma lei de responsabilidade sanitária para impedir que tais atitudes se repitam nas próximas eleições. “Ninguém pode desmontar serviços públicos de saúde tão importantes para o combate de uma doença, como a dengue. Agora sofremos com as consequências. Também estamos pagando pela falta de saneamento básico, com o destino incorreto dos resíduos sólidos”, disse.
Casos - O Estado de Minas Gerais é o terceiro em número de incidência de dengue no Brasil. Em 2013 até o momento, foram identificados 170 mil casos e 86 mortes. Segundo o secretário Antônio Jorge, o Governo de Minas tem buscado soluções em parcerias com as prefeituras na tentativa de diminuir o foco da doença.
“Somente este ano, foram investidos cerca de R$ 42 milhões em diversas ações contra a dengue. Entre as atividades estão campanhas de conscientização popular, programas de vigilância e assistência. Além disso, foram contratados novos agentes de saúde e aumento da frota dos veículos fumacê”, afirmou Antônio Jorge.
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB) - Gabinete Parlamentar em Belo Horizonte