
O deputado estadual, Carlos Mosconi (PSDB), afirmou na manhã da sexta-feira (16), que discorda do tratamento dispensado aos produtores de café pelo Governo Federal. O parlamentar participou na manhã desta sexta-feira (16) de seminário realizado dentro da programação do Café e Cultura, em Poços de Caldas, e criticou também a falta de políticas de incentivo ao setor.
Mosconi salientou a difícil situação dos cafeicultores mineiros, há mais de um século como os maiores produtores do produto no país, com cerca de 50% da safra nacional, que atualmente passam por momentos de extrema dificuldade, devido à desvalorização do café em nível nacional e internacional. O deputado assinala que isso acontece num momento de aumento de consumo mundial do produto.
Com objetivo de encontrar saídas para a atual situação do setor cafeeiro, Mosconi anunciou que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promoverá em 23 de novembro debate público sobre a política de café do Estado. O requerimento nesse sentido, aprovado pela Comissão de Saúde, é de autoria do deputado. A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial aprovou menção similar e participa em conjunto do evento.
CONCURSO Dentro da programação do Café e Cultura acontece o 2º Concurso Qualidade de Cafés, realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o Sindicato dos Produtores Rurais de Poços de Caldas e Emater/MG. No evento acontecem palestras sobre políticas publicas, pesquisa do setor cafeeiro, comercio e economia. Marcos Tadeu Sansão, titular do Sedet, diz que a parceria visa incentivar a produção de cafés diferenciados e permite que o sul de Minas continue em destaque no mercado nacional e internacional.