Mosconi defende fim do fator previdenciário

Publicado em 09/06/2009 e atualizado em 09/06/2009 - politica -

839-20O deputado Carlos Mosconi (PSDB), defendeu nesta quinta-feira pela manhã, em reunião da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, o fim do fator previdenciário e a recomposição dos benefícios previdenciários. Também hoje um grupo de aposentados promoveu manifestação em frente à Assembléia, em Belo Horizonte, em apoio às propostas que tramitam no Congresso Nacional, que visam acabar com o fator previdenciário e asseguram o mesmo reajuste para todos os beneficiários da Previdência Social.
Instituído pela Lei 9.876, de 1999, o fator previdenciário incentiva o segurado do INSS a adiar a aposentadoria, prolongando o tempo de contribuição. O PL 3.299/08, do senador Paulo Paim (PT-RS), acaba com o fator previdenciário. Emenda feita pelo Senado, na PL 01/07 do Executivo, assegura o mesmo reajuste do salário mínimo a todos os benefícios da Previdência.
O deputado estadual, Carlos Pimenta (PDT), propôs vigília com a realização de debates durante toda à noite, em defesa das reivindicações dos aposentados. O encontro contaria também com a participação da Comissão do Trabalho, de Previdência e da Ação Social, a exemplo dos atos realizados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na avaliação do parlamentar, Minas Gerais precisa se manifestar favoravelmente ao pleito dos aposentados, inclusive o aumento nos valores dos seus benefícios.