Mosconi leva à Brasília proposta de reforma política mineira

Publicado em 19/09/2011 - politica - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual, Carlos Mosconi (PSDB), presidente da Comissão de Acompanhamento de Reforma Política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg), estará em Brasília na terça-feira (20), onde fará entrega do relatório parcial, produzido pelos parlamentares mineiros. O documento foi aprovado por unanimidade em plenário na tarde da quarta-feira (14).
O prazo para recebimento de sugestões das assembléias estaduais encerra pela Comissão de Reforma Política do Congresso Nacional, na quarta-feira (21). O relatório elaborado em Minas teve como relatora a deputada Luzia Ferreira (PPS) e reúne as propostas debatidas durante os seis meses de funcionamento da comissão. Os trabalhos começaram em 5 de março deste ano. Mosconi informa que foram realizados debates e audiências com a participação de autoridades, políticos, especialistas e também aconteceram consultas públicas junto à sociedade. O deputado não acredita na possibilidade da aprovação pelo Congresso da reforma política já para as eleições do próximo ano. O parlamentar espera, pelo menos, que a proposta seja aprovada para as eleições de 2014.
As sugestões da sociedade mineira serão encaminhadas ao Congresso Nacional, onde tramita o projeto de reforma política. Entre as sugestões destacadas no relatório, intitulado “Carta de Minas para a Reforma Política” estão a manutenção das eleições proporcionais para cargos legislativos, a adoção do financiamento público de campanha, a proibição das coligações eleitorais e o fim da reeleição no âmbito do Poder Executivo.