Mosconi quer Orçamento 2010 com mais recursos para a Saúde

Publicado em 23/09/2009 - politica - Assessoria de Comunicação

954_21O deputado estadual, Carlos Mosconi, pediu a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, na quarta-feira (16) em Belo Horizonte, maior atenção no Orçamento-2010, para os recursos destinados à saúde. O parlamentar, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, lembrou que há muito para observar no setor, devido à precariedade de gestão federal sobre o SUS.
No encontro com Vilhena, Mosconi reconheceu os importantes avanços em Minas na prestação de serviço de saúde à população. O deputado citou como exemplo programas como o Prohosp, que disponibilizou recursos para hospitais e o aumento significativo no número de equipes do Programa Saúde da Família
Vilhena concordou com as ponderações de Mosconi e enumerou ao deputado as dificuldades para elaborar o Orçamento, tendo em vista a acentuada queda de arrecadação no estado, por causa da crise iniciada há um ano. A secretária, disse , no entanto, que analisará as reivindicações do deputado e afirmou que mesmo em crise, tudo será feito para cumprir as metas determinadas pelo governador.
PLENÁRIO
O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vota em turno único nos próximos dias o projeto de lei do governador, Aécio Neves, que contém diretrizes para a elaboração do Orçamento do Estado para 2010 (LDO). O parecer favorável foi aprovado na noite de terça-feira (14) pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. O encerramento do semestre legislativo está condicionado à aprovação da LDO;

ORÇAMENTO  2010
O Orçamento para 2010 estima, em valores correntes, uma receita total de R$ 41,84 bilhões. Para a realização das metas fiscais, espera-se um crescimento de 5,1% da receita tributária, estimada em R$ 29,1 bilhões em 2009, sendo a principal fonte arrecadadora o ICMS.