Mosconi visita novo centro de estocagem da Cooxupé
Publicado em 15/01/2010
e atualizado em 15/01/2010
- politica
- Assessoria de Imprensa
O deputado estadual, Carlos Mosconi (PSDB), conheceu esta semana o local das novas instalações para armazenagem dos produtores da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé). Orçada em R$ 51 milhões, a unidade está localizada em área estratégica de 556,6 m2 às margens da BR-491 no trevo que interliga as estradas para Guaxupé, Muzambinho e São Pedro da União.
Mosconi esteve no canteiro de obras com diretores na Cooxupé. O moderno complexo é composto de três armazéns e 18 silos, com capacidades para estocar mais de 1,4 milhão de sacas de café. O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulinho da Costa, explica que a unidade utilizada atualmente já não é suficiente e a área não permite expansão.
Paulino acrescenta que a safra 2009/2010, que foi menor devido à bianualidade, produziu três milhões de sacas de café e cerca de 1,5 milhão tiveram que ser guardados em armazéns alugados. Acompanharam também Mosconi na visita, o diretor-administrativo da instituição, Antonio Carlos Oliveira Martins, ó vereador, Miguel Stampone, e o assessor do deputado, João Almeida.
Também com atividade em Poços de Caldas, desde o segundo semestre de 2009, a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, conclui a infraestrutura do complexo estocador até o final de 2010, com o objetivo de receber a próxima produção, que deve superar em tonelagem 2008, quando a Cooxupé recebeu 4,6 milhões de sacas.
LIDERANÇA
O volume total movimentado pela Cooxupé equivale a 13% do café arábica produzido no Brasil e a aproximadamente 20% do café cultivado no estado de Minas Gerais. Do total recebido pela cooperativa, 50% são exportados diretamente, 30% são vendidos para outros exportadores e o restante, em grande parte produto a granel, é direcionado ao mercado interno para torrefadoras.