Márcio Lacerda visita Juruaia e cidades da região

Publicado em 06/08/2017 - politica - Da Redação

Márcio Lacerda visita Juruaia e cidades da região

Liderança de expressão estadual e o ex-prefeito da capital Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB) participou de importante encontro político na cidade de Juruaia na última terça-feira, 01 de agosto. Eleito o melhor prefeito no Brasil por diversas vezes em seus oito anos de mandato, hoje preside o PSB de Minas, além de presidir o Conselho de Presidentes da Frente Nacional de Prefeitos. Na ocasião, foi recebido por membros da administração municipal sob a liderança do prefeito Claudeci Divino de Araújo (PSB) e vice-prefeito Jaime Prado Bardy (PRB), além de outras lideranças locais e de municípios da região.

Márcio Lacerda tem seu nome vinculado a uma possível candidatura ao governo de Minas Gerias. Atendendo a reportagem e falando a respeito, a liderança considera que o país está vivendo um momento importante e difícil no campo político. Porém, é preciso enfrentar esta situação, visto que a política representa o debate dos problemas das cidades, da região e do Estado. Já a eleição foi determinada pela democracia e Constituição como forma de definir os governantes dos destinos da população e quem faz as leis. Para ele, até chegar o momento da eleição, é preciso manter muitas conversas com a população, através das lideranças do comércio, indústria, agricultura, religião, sindicatos, imprensa e dos próprios políticos. Com isso, sendo possível definir quem tem as melhores condições para ajudar na realização dos anseios do povo.
A liderança também reconheceu o difícil momento da economia nacional, com queda na arrecadação e aumento do desemprego. Mas também entende ser um momento de oportunidades que toda crise coloca de reinventar o processo de vida.
O político aconselha que as pessoas não fujam do processo eleitoral do próximo ano e realmente depositem seus votos. “Votem com consciência, escolhendo pessoas de bem e que tenham o compromisso com a honestidade e transparência”, disse. Principalmente, pessoas que se afastam das coisas erradas e da corrupção. Por fim, que usam os recursos públicos para fazer o bem para a maioria das pessoas. “Não é nem a velha e nem a nova política, mas a política certa”, acrescentou.

BOLO ORÇAMENTÁRIO
Prefeito por duas gestões em Belo Horizonte, Márcio Lacerda tem consciência da necessidade de melhor dividir o bolo tributário entre as esferas de governo, já que a maior fatia fica para o governo federal. A liderança confirmou que, ao longo dos anos, os municípios passaram a ter cada vez mais obrigações e menos recursos do bolo total dos impostos do país. Então, ressalta que as lideranças locais (prefeitos e vereadores) tenham a consciência de que esta situação não vai mudar num ato de generosidade de Brasília/DF. Márcio Lacerda observa que foi presidente da Frente Nacional de Prefeitos e ainda é presidente do Conselho, sendo que há um mês sugeriu que esta Frente liderasse um movimento de prefeitos e vereadores. E que no próximo ano culminasse com uma proposta já apresentada aos candidatos à Câmara Federal e ao Senado, de mudança nesta injusto quadro da divisão orçamentária. Isto para que à medida em que a arrecadação volte a crescer, principalmente em Brasília/DF, que a parcela destinada aos municípios possa aumentar.
Para Márcio Lacerda, esta reivindicação é perfeitamente justa. Até que o índice aplicado pelos municípios na área de saúde é bastante acima dos 15%, mínimo legal exigido. A média nacional em 2015 foi de 23%, mas teve município gastando até 30%. Esta é uma comprovação de que os governos estadual e federal não cumprem as suas obrigações. “Nós municipalistas precisamos nos unir no próximo ano para exigir dos candidatos à Câmara Federal e ao Senado que assinem um compromisso de votar essas mudanças quando assumirem em janeiro de 2019”, disse.

CONTATOS NA REGIÃO
Sobre a visita e contatos mantidos em Juruaia, Márcio Lacerda confirmou que vem fazendo uma quase peregrinação, exatamente num processo de aprendizagem e reflexão, conhecimento das pessoas e troca de experiências. Isto para que no início do próximo ano seja possível apresentar um conjunto de ideias e propostas de modelo de gestão. Com isso, através de um conjunto de partidos políticos, seja possível formalizar uma aliança na construção de uma candidatura viável ao governo de Minas Gerais. “Mas construída com verdade e honestidade, sem enganação e falsas promessas. Com muita franqueza e clareza de diagnóstico e o que é possível fazer”, disse. A liderança entende que é preciso gerir melhor a arrecadação, pagando em dia os funcionários. Ao mesmo tempo, promovendo uma retomada do desenvolvimento, pois sem crescimento econômico não há aumento da arrecadação.

OUTRAS CIDADES
Márcio Lacerda valorizou o encontro com o prefeito Claudeci (Juruaia), exatamente do seu partido. Na sequência da peregrinação regional, ele esteve também nos municípios de Alterosa (prefeito Hermes de Souza Silva), Bom Jesus da Penha (Nei André Freire) e Fortaleza de Minas (Adenilson Queiroz). Portanto, visitou cidades nas quais o seu partido (PSB) tem presença importante na administração, mostrando união partidária e que defende gestões modernas baseadas na meritocracia e transparência. Mas focadas nas necessidades daqueles que mais precisam. A importante liderança política terminou destacando e valorizando os bons empreendedores de Juruaia.