Publicado em 09/11/2015 - politica - Da Redação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou, no dia 28/10, as estimativas da população dos municípios brasileiros.
Com base nos números, o departamento de Economia da Associação Mineira de Municípios (AMM) analisou que 636 municípios mineiros tiveram aumento no número de habitantes, 208 tiveram queda e nove mantiveram o mesmo número da última estimativa, referente a população de 1° de julho 2014.
Nove municípios tiveram aumento no número de habitantes o suficiente para provocar mudanças positivas do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2016. As cidades de Araxá, Bambuí, Brumadinho, Conceição do Rio Verde, Divisópólis, Igaratinga, Iturama, Perdigão e Pouso Alegre terão um acréscimo financeiro de aproximadamente R$2 milhões no orçamento.
Perdas
O município de Açucena, por 49 habitantes registrados a menos, terá o coeficiente do FPM reduzido de 0,8 para 0,6, o que implica uma perda de R$2 milhões no próximo ano.
“É importante destacar que estas estimativas são utilizadas como base para estudos, análises e projeções que fundamentam a tomada de decisões nos diversos níveis de governo na elaboração e acompanhamento de políticas públicas e, consequentemente, o aperfeiçoamento do processo de alocação de recursos”, explica a técnica do departamento de Economia, Angélica Ferreti.
FONTE: Portal AMM