Publicado em 07/11/2013 - politica - Da Redação
Na manhã da quinta-feira (07) estiveram em reunião na CEMIG em Belo Horizonte o prefeito Jarbinhas, o vice dr. Heber Quintella, o deputado estadual Antonio Carlos Arantes, o deputado federal Carlos Melles e Djalma Moraes, presidente da Companhia Energética. Dentre os assuntos em pauta, estavam a iluminação de trevo, ampliação da carga de energia e as constantes quedas de energia que vem acontecendo em Guaxupé.
Desde o início do ano o Governo Municipal vem recebendo reclamações da população em relação aos picos de energia ocorridos com frequência. A falha tem causado transtornos, principalmente para o setor comercial e industrial do município: “Os prejuízos são enormes. As empresas são obrigadas a paralisarem seus trabalhos, isso quando não acaba queimando algum equipamento”, disse o prefeito Jarbinhas.
Ainda de acordo com o prefeito, além do Pólo Industrial, os bairros Vila Conceição, Vila Rica e Nossa Senhora das Dores, são os que se tem maior registro de picos de energia.
Diante das informações passadas por Jarbinhas, o presidente da CEMIG disse que enviará já nos próximos dias uma equipe para fazer um levantamento e encontrar as possíveis falhas. Djalma Moraes lembrou ainda que com a ampliação da carga de energia no município, prevista para o primeiro semestre de 2014, esse problema de queda tende a cessar.
Outro ponto abordado na reunião foi em relação à manutenção da iluminação pública que a partir de 2014 ficará a cargo dos próprios municípios. Segundo o presidente da CEMIG isso será uma bomba relógio, pois muitos não estão preparados para assumir tal responsabilidade: “Quero pedir ao prefeito Jarbinhas, juntamente com os deputados Arantes e Melles, que tomem frente a esta questão e às 16 cidades da AMOG. Sugiro que se unam e tenham uma única empresa para prestar o serviço a todos. Isso diminui custos aos cofres públicos”, explicou.
Aproveitando a presença do deputado e secretário Carlos Melles, da Secretaria de Transporte e Obras Públicas do Governo de Minas e responsável pela construção do trevo que dá acesso a Guaranésia, conhecido “Trevo da Vime”, Jarbinhas juntamente com dr. Heber reivindicaram iluminação ao local.
“O trevo é um cartão postal de nossa cidade e que por muitos anos foi solicitado pela própria população. Antes de sua construção o local foi palco de inúmeros acidentes. Hoje a realidade é outra. Precisamos o quanto antes iluminá-lo para melhorar ainda mais a segurança dos motoristas que por lá passam”, disse Jarbinhas.
O pedido do prefeito foi prontamente aceito pelo presidente da CEMIG: “A parceria entre Prefeitura e CEMIG foi firmada durante esta reunião. Para que a iluminação do trevo possa ser realizada a CEMIG fará todo o projeto e cobrirá a mão de obra. Já o município ficará responsável por custear o material. Ficou estabelecido ainda que o pagamento destes materiais será dividido em 24 parcelas”, disse Jarbinhas.
“Eu e o Arantes durante muito tempo lutamos para que Guaxupé pudesse receber um trevo como este que foi entregue à cidade no início deste ano. Hoje estamos aqui, acompanhando o prefeito Jarbinhas e o dr. Heber para somar forças e fazer o que for possível para que tenhamos mais esta conquista que é iluminar aquele local. Tenho certeza tão logo teremos o projeto que o Djalma propôs em fazer em mãos e assim possamos começar as obras”, falou o deputado e secretário da SETOP, Carlos Melles.
“O trevo da Vime não será o único a ser iluminado. Está sendo o primeiro, mas continuarem trabalhando e buscando, incansavelmente, para que todos os trevos de Guaxupé possam receber a iluminação”, finalizou Jarbinhas.
Fonte: ASCOM