
O governador Aécio Neves anunciou, na quarta-feira (27/01), no Palácio da Liberdade, os nomes dos novos secretários que foram empossados no dia 28/01, em substituição aos secretários que deixam o Governo para disputarem as eleições de outubro deste ano. Por exigência da legislação eleitoral, todos os candidatos devem se desincompatibilizar de seus cargos no prazo máximo de seis meses antes da eleição.
Foram substituídos quatro secretários e o Advogado Geral do Estado. Para o lugar do secretário de Saúde, Marcus Pestana (PSDB), foi anunciado o atual secretário-adjunto da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques (PPS), e para a secretaria-adjunta Vagner Eduardo Pereira, diretor da Faculdade de Ciências Médicas. Na secretaria de Desenvolvimento Social, será empossada a ex-reitora da UFMG e diretora da Unesco Ana Lúcia Gazzola (PSB), que substituirá Agostinho Patrus Filho (PV).
Na pasta do Desenvolvimento Regional e Política Urbana, o indicado é o atual presidente da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab), Sebastião Navarro (DEM), que entra no lugar de Dilzon Melo (PTB). Para a Secretaria de Esportes e Juventude, o vereador de Belo Horizonte Alberto Rodrigues (PV) substitui Gustavo Corrêa (DEM). Para a Advocacia-Geral do Estado, o governador indicou o advogado-geral adjunto, Marco Antônio Rebelo Romanelli, para substituir Bonifácio Andrada.
“Conseguimos, pelo menos no primeiro escalão do governo e, espero nos escalões secundários, manter o mesmo nível de qualificação, manter o mesmo equilíbrio partidário que nos sustentou até aqui.

Se temos uma marca neste governo, é a marca da responsabilidade no cumprimento dos objetivos pactuados”, destacou o governador, durante o anúncio.
Aécio Neves também anunciou que, até o dia 5 de fevereiro, será anunciada a substituição de outros 20 integrantes do governo, que ocupam cargos de subsecretários, diretorias de empresas, fundações e autarquias. O governador também confirmou que o secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, deixará, por razões pessoais, o cargo no mês de fevereiro, mas que ainda não há definição sobre o nome que o substituirá.
ContinuidadeAécio Neves destacou que os novos secretários deverão dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos antecessores. No caso da saúde, o governador explicou que a nomeação do secretário-adjunto é fundamental para a manutenção de programas importantes como o Saúde da Família, ProHosp, além de trabalhos contra a epidemia de dengue e processos de vacinação.
No Desenvolvimento Social, o governador acredita que as experiências de Ana Lúcia Gazzola na reitoria da UFMG e na direção da Unesco serão importantes no desenvolvimento dos projetos do Governo de Minas nessa área.
“Com essa equipe renovada e com os novos membros que serão anunciados até o final a próxima semana, complementaremos essa composição que será conduzida pelo vice-governador Antonio Anastasia até o último dia do nosso governo”, disse Aécio Neves.
Sebastião Navarro Vieira
– Desenvolvimento Regional e Política UrbanaNasceu na cidade de Botelhos, no Sul de Minas, em 1937. É cirurgião-dentista, formado pela PUC de Campinas. Ocupa desde julho do ano passado a presidência da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana.
Atuou como dentista em Poços de Caldas, ao mesmo tempo em que se dedicou à vida empresarial em diversos ramos. Foi eleito deputado federal para os períodos de 1979 a 1983 e de 1983 a 1987. Em 1988, foi eleito prefeito de Poços de Caldas e cumpriu seu mandato até 1992. Em 1994, venceu as eleições para deputado estadual. Atuou na Assembleia Legislativa por dez anos, em três mandatos consecutivos. Em 2004, foi novamente eleito prefeito de Poços da Caldas e ficou à frente da prefeitura até 2008.