Nova Resende continua sob o comando do PT

Publicado em 22/10/2012 - politica - Da Redação

O PT vai governar Nova Resende pelo terceiro mandato. O atual prefeito Ronei Vitor de Brito (PT) termina com sucesso o segundo mandato consecutivo conseguindo a eleição de seu vice-prefeito Celson José de Oliveira (PT). Celson da Rádio (coligação (PT / PSL / PR / PRTB) foi eleito com 5.378 votos (56,02%), tendo Osmarzinho como vice-prefeito eleito. A dupla derrotou Bete do Geraldinho Felipe (PV, 3.910 votos, 40,73%) e Leonardo Pereira (PDT, 312 votos, 3,25%). O grupo político vitorioso falou à nossa reportagem nesta semana, relatando o trabalho realizado, campanha eleitoral e expectativa para o terceiro mandato.

FILOSOFIA APROVADA - O atual prefeito Ronei Vitor de Brito (PT) declarou que “não existe eleição ganha para ninguém”. Neste aspecto, revelou que o grupo enfrentou grandes dificuldades, explicando que existem dois tipos de campanhas: projetos e mentiras. Muitas vezes, segundo ele, as pessoas se deixam levar pelo falatório e mentiras. Garantiu que a campanha do seu grupo se pautou em apresentar projetos e rever o que foi feito nos últimos oito anos de administração do Partido dos Trabalhadores. Portanto, foi uma campanha de embates, sendo que seu grupo não baixou a guarda, mas não partiu para o confronto. Criticou os adversários pelas mentiras proferidas durante a campanha eleitoral. “Os que acompanham esses candidatos são vândalos”, revelando fatos ocorridos com quebra de placas, mensagens anônimas e outras situações.

Ronei entende que o povo deu a resposta necessária nas urnas às pessoas que tentaram ganhar na força. Também acredita que o sucesso eleitoral mostrou que está concluindo os oito anos de governo com o trabalho realizado. Até porque novamente foram eleitos dois membros do PT sem coligações com outros partidos. Entende que o grupo sai vencedor pela quarta vez, pois também foi vereador e presidente da Câmara.

CAMPANHA LIMPA E VERDADEIRA - O atual vice-prefeito e prefeito eleito Celson José de Oliveira manifestou seu agradecimento a Deus, à família, companheiros e toda população de Nova Resende. Garantiu que vai procurar honrar o voto recebido com muito trabalho e dedicação. Ele também confirmou as dificuldades enfrentadas durante a campanha eleitoral devido às muitas mentiras e agressões sofridas. Acrescentou que sua campanha foi limpa e verdadeira, de casa em casa, conversando com o eleitor, identificando os anseios e pedindo os votos. Também foram apresentadas propostas, mostrando o que foi feito durante os últimos oito anos e fazendo comparação com os mandatos anteriores.

Celson também agradeceu a coordenação da campanha e todos os candidatos a vereador da coligação. Foi possível eleger a maioria de seis vereadores para a próxima legislatura. A intenção é ouvir as ideias de todos os companheiros, mesmo aqueles que não foram eleitos. Destacou também a importância do vice-prefeito eleito Osmarzinho, que será ativo na próxima administração. Até porque o mesmo tem capacidade para estar atuando no governo, com curso de administração e experiência profissional.

O vice-prefeito Osmarzinho garantiu sua força de trabalho conjunto visando o desenvolvimento do município. Valorizou o que já foi feito, mas reconhece que a comunidade espera mais. Neste sentido, afirmou que os projetos serão desenvolvidos.

MUDANÇAS SÃO NATURAIS - Sobre possíveis mudanças, Celson afirmou que estas são naturais e sempre acontecem. O setor de saúde é prioridade, principalmente ouvindo a população. Porém, as mudanças serão realizadas em todos os setores, sempre que necessário. Quanto ao secretariado, o prefeito eleito destacou que a resposta de continuidade foi dada nas urnas. Ainda não houve uma conversação a respeito, mas entende que a equipe deverá dar continuidade ao trabalho. Até porque os colaboradores já demonstraram zelo com o dinheiro público. “Vamos seguir a orientação do nosso povo. As mudanças que o povo achar necessárias serão feitas”, disse.

QUALIDADES SOCIAIS DO ELEITO - O Secretário Roberto Conde de Jesus destacou as qualidades do prefeito eleito, principalmente na área social do município. Segundo ele, esteve sempre presente, nunca pensando nos benefícios políticos. Mas de uma forma espontânea nos eventos beneficentes. “É uma pessoa do povo. É uma vida inteira dedicada ao povo”, disse. Valorizou também a figura do pai Expedito Sapateiro pela sua humildade. Assim, manifestou satisfação pela eleição de Celson pelos bons projetos apresentados e apoio de muitos deputados estaduais e federais. Como Secretário da administração, contou que esteve em Brasília/DF junto com o prefeito Ronei, encaminhando projetos da próxima administração. Destacou a parceria com o deputado federal Odair Cunha (PT), que conta com força e respeito junto ao governo federal e tem grande atuação na região.

PREFEITURA ORGANIZADA - O atual prefeito Ronei garantiu que deixará uma administração organizada. Chegou a dizer que hoje o patrimônio da prefeitura é cinco vezes maior do que quando assumiu há oito anos. A frota municipal conta com mais de 80 veículos. Foram implantadas quatro unidades do PSF – Programa Saúde da Família, com sede próprias construídas com recursos dos governos estadual e federal. Citou ainda um novo ambulatório, já em funcionamento. Porém, revelou que o município deixou de receber repasses em torno de R$ 600 mil, o que pode inviabilizar algumas ações até o final do ano. Medidas estão sendo tomadas com a redução de despesas para garantir a manutenção dos serviços no início do próximo ano. De qualquer forma, a situação está sob controle e com as contas rigorosamente em dia. O prefeito ainda revelou que sua administração já pagou mais de R$ 4,5 milhões em dívidas, sendo que o débito totalmente somente será sanado em 2014.

RENOVAÇÃO TOTAL NA CÂMARA - Indagado a respeito, o atual prefeito Ronei comentou que não é tradição do município de Nova Resende reeleger vereador. O fato pode ser comprovado nas legislaturas anteriores. Mas manifestou satisfação com o grupo mantendo seis vereadores da situação. Também destacou a eleição de três vereadores para o Poder Legislativo.