
Nesta semana, o ex-deputado estadual Rogério Correa visitou a cidade de Nova Resende. Hoje, é suplente de deputado federal pelo PT e Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Falando à nossa reportagem, a liderança confessou a alegria de retornar à região do Sul de Minas. O delegado informou que Ministério do Desenvolvimento Agrário tem o comando do Ministro Guilherme Cassel, sendo ainda que são feitas parcerias com o Ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).
Rogério Correa explicou que é o responsável pela política de reforma agrária no Estado de Minas Gerais e também pelas políticas públicas para a agricultura familiar através do Ministério de Desenvolvimento Agrário. Foi exatamente sobre este tema que tratou durante a visita em Nova Resende. Segundo ele, o governo federal tem vários programas para a agricultura familiar. Portanto, numa prova de reconhecimento da importância da agricultura familiar. O setor é responsável por 70% do alimento do brasileiro, 77% do emprego no campo e 10% do Produto Interno Brasileiro (PIB). Devido a esta importância da agricultura familiar, o governo tem aprimorado as políticas públicas.
Durante a visita em Nova Resende, Rogério Correa falou sobre as políticas públicas do governo federal. À nossa reportagem, ressaltou três delas. A primeira delas é o Pronaf. Para se ter uma idéia, o volume de recursos desta safra somente em Nova Resende foi superior a R$ 22 milhões. Ou seja, um volume substancial do Pronaf para uma economia que fica na região. O Crédito Fundiário é outro programa importante, viabilizando a aquisição de terras. Este é um programa auxiliar da reforma agrária que beneficia poceiros, meeiros e jovens agricultores que passam a ter o subsídio para a compra da terra financiada em 17 anos e com juros baixos. O terceiro programa que visa a melhoria da renda do agricultor familiar é a aquisição de alimentos. Através deste, o alimento é adquirido junto ao pequeno agricultor e repassado para escolas e creches da região, melhorando assim a qualidade da merenda escolar.
Através do programa de aquisição de alimentos para a merenda escolar, os prefeitos são autorizados a comprar pelo menos 30% da produção diretamente junto ao agricultor familiar do município sem a necessidade de licitação. Pode comprar junto à associação do pequeno produtor, a um preço de mercado e boa qualidade. Desta forma, com o programa acontecendo em duas vertentes: fortalecendo a economia local e melhorando a qualidade da merenda escolar.
Rogério Correa reconheceu que o governo do Estado é um parceiro do governo federal nas ações da área social. Porém, entende que poderia ser feito mais se o governo estadual compreendesse melhor os programas do governo federal para a área do desenvolvimento rural através do pequeno produtor. A Emater, por exemplo, poderia ter uma penetração maior de assistência técnica direta na propriedade. Isto através do programa “Técnico da Família” que está sendo lançado agora pelo governo federal. Em alguns estados, a Emater já comanda este programa. “Em muitos programas sociais, poderíamos estar mais avançados. Acho que o governo de Minas tem uma sensibilidade social pequena”, disse.
EXPERIÊNCIA PARLAMENTAR – Como deputado estadual, Rogério Correa teve uma atuação muito polêmica em toda a região. Isto devido ao seu envolvimento nas CPIs do Café e do Narcotráfico. Ele lembrou que na época o café estava numa crise muito profunda e as cooperativas falindo e outras agindo com má fé. Em sua opinião, a realização da CPI do Café proporcionou uma moralização do setor. Também na CPI do Narcotráfico foi desenvolvido um grande trabalho chamando a atenção do estado para a necessidade de combate ao tráfico de drogas e melhoria no sistema de segurança.
RETORNO À ASSEMBLÉIA - Hoje, na segunda suplência do PT para deputado federal, Rogério Correa adianta que vai tentar um retorno à Assembléia Legislativa mineira em 2010. Até porque deseja ajudar na candidatura de Patrus Ananias ao governo de Minas. Sua expectativa, inclusive, é uma dobratinha PT/PMDB com Patrus e Hélio Costa. “É hora do campo democrático popular e da aliança do presidente Lula governar Minas. Acho que o povo mineiro precisa dessa experiência. Já estamos com muitos elementos para ter um grande programa em todas as áreas. O PT esta amadurecido para junto com o PMDB governar Minas Gerais”, disse.