O início do governo petista nos 97 anos de Guaxupé
Publicado em 28/05/2009
e atualizado em 28/05/2009
- politica
-

O município completa 97 anos de emancipação na próxima segunda-feira, 1º de junho. O prefeito Roberto Luciano relatou a nossa reportagem seu otimismo e o trabalho realizado nos primeiros cinco meses de administração. Pela primeira vez o Partido dos Trabalhadores governa Guaxupé.
Roberto Luciano declarou que o início é de muito trabalho e alegria. Bem como de cobranças e satisfação pelo dever cumprido. A equipe administrativa encara o desafio diário de fazer o melhor pela comunidade nas áreas de saúde e educação. Outra ação visa a democratização do governo. A crise econômica mundial está sendo enfrentada com muita criatividade.
DEMANDA NA SAÚDE – Neste setor, um dos objetivos é atender uma demanda retida nos últimos três anos de ultra-som. Para tanto, foram feitos mutirões nas sextas-feiras e sábados, através de uma contratação de emergência. Foram realizados quase 300 exames, colocando em dia a demanda. Também existia uma grande demanda em exames oftalmológicos e dermatológicos. Hoje, o atendimento está regularizado e está sendo ampliado, mesmo em época de crise econômica. Estão sendo inaugurados novos PSFs – Programa Saúde da Família, pois o objetivo é contemplar 100% da população. Também houve a adesão ao CISLAGOS - Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais, ampliando o atendimento em algumas especialidades.
DÍVIDA SOCIAL – O prefeito relata que hoje as áreas de saúde e assistência social estão demandando um esforço maior por parte da administração, justamente devido à crise econômica. O prefeito reconhece que o município tinha uma divida muito grande nestes setores. Diante desta constatação, a administração determinou como fotos os setores de saúde, geração de emprego e renda. Foi viabilizado o funcionamento do Sistema Nacional de Empregos (SINE), que vem cadastrando e colocando as pessoas no mercado de trabalho. Os profissionais estão sendo qualificados nas áreas calçadista e corte e costura. São 180 novos profissionais que estão sendo certificados em apenas cinco meses de governo. Por fim, será inaugurado o novo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Foi reorganizado o Conselho Municipal de Trabalho e Renda. Está sendo adquirida uma área de 10 alqueires com o objetivo de fomentar a industrialização. Principalmente, a indústria calçadista no município. Já existem emendas de deputados para fazer a infra-estrutura da área. “Queremos transformar Guaxupé, através da vocação calçadista, num grande pólo da moda na região”, disse. Portanto, todas as ações visam solucionar o problema da inserção social através do emprego.
VISITA DE MINISTRO – No dia 05 de junho, Guaxupé irá receber a visita do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. A autoridade estará inaugurando o CRAS e participando das festividades de aniversário do município.
DEMOCRATIZAÇÃO DO GOVERNO – Roberto Luciano confessou certa dificuldade com assessoria, até porque os trabalhos foram iniciados por uma nova equipe. Numa analogia com o futebol, entende que não bastam bons nomes, pois somente surge um bom “time” com o entrosamento necessário. A equipe é formada por pessoas responsáveis, capacitadas e envolvidas. Resta apenas um “ensaio conjunto” para que a “orquestra” funcione de uma forma adequada. A delegação de poderes faz parte do processo de democratização do governo.
MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO – Neste setor, o primeiro ato foi convocar o corpo docente e equipe pedagógica das escolas para a livre escola dos novos diretores. Portanto, os diretores não representam a indicação do prefeito, mas a escolha dos próprios profissionais. A qualidade no setor educacional tem sido mantida e melhorada. Prova disso, que foi mantida e ampliada a qualidade do material apostilado. Existe ainda um trabalho de criação de um sistema municipal de educação, culminando no final de quatro anos com a municipalização até o nono ano do ensino fundamental.
DEMAIS ÁREAS – No setor de obras e serviços urbanos, estão sendo feitos mutirões pela cidade, gerando o resultado esperado e um visual bastante significativo. Existe todo cuidado com o espaço e prédios públicos.
No setor de esportes, tem sido feita a recuperação das praças esportivas encontradas em situação caótica. O próprio estádio municipal, maior vitrine do esporte local, estava em situação de descaso, sendo necessária sua interdição por falta de condições. Hoje, o estádio está aprovado devido a reforma executada e será reinaugurado em melhores condições. Também está sendo recuperado o ginásio poliesportivo, que representa uma grande vila olímpica, mas que vinha sendo sub-utilizado. Hoje, o público está sendo levado para dentro do poliesportivo através da recuperação de várias modalidades esportivas e segurança no local. Os professores foram estimulados através das escolas esportivas nos diversos níveis. “O poliesportivo pode ser considerado uma grande escola do esporte em Guaxupé”, disse o prefeito.
Na área do lazer, foi recuperado o carnaval de rua, com o resgate de escolas de samba. A opção foi oferecer um carnaval no modelo baiano com trios elétricos e bandas de destaque nacional. A iniciativa foi bastante positiva e conquistou a aprovação da população.
RELACIONAMENTO POLÍTICO – O prefeito declarou que relacionamento com o poder Legislativo e demais forças políticas do município tem sido satisfatório. As críticas são consideradas normais, principalmente dentro do regime democrático. De qualquer forma, Roberto Luciano garante que não tem inimigo político dentro de Guaxupé. São apenas adversários políticos pontuais. A Câmara é composta por pessoas idôneas e sérias. O diálogo é permanente e a confiança é grande no trabalho do jovem presidente Jorge Batista Bento, que tem despontado como grande líder político no município. O líder do prefeito na Câmara, vereador Nico, também tem a experiência política necessária.
Sobre o entrosamento com deputados estaduais e federais, Roberto Luciano comenta que vem mantendo uma relação republicana com todos os outros entes da federação. Independentemente do partido político, busca o apoio das secretarias do estado e Ministro do governo federal. Isto ainda não foi traduzido em benefício direto para o município, mas alguns frutos deverão ser colhidos no segundo semestre através da viabilização de alguns programas.
Roberto Luciano ainda valorizou a atuação da vice-prefeita Márcia Zampar. Segundo ele, o objetivo sempre foi contar com uma vice-prefeita atuante e empenhada na melhoria da qualidade de vida da população. Isto vem ocorrendo com uma atuação marcante e autônoma de Márcia Zampar. Nos próximos meses, novas funções deverão ser definidas para a vice-prefeita.
CRISE ECONÔMICA MUNDIAL – Indagado a respeito, Roberto Luciano confirmou que a crise é séria. Desde 1929 não houve uma crise dessa magnitude. Mas o Brasil está muito bem estruturado para enfrentar a crise sem muitos percalços. Porém, o país tem pagado um preço alto. O ano de 2008 foi ótimo no aspecto financeiro, havendo um superávit nas prefeituras. Mas o último trimestre do ano passado e os últimos cinco meses têm causado preocupação. Houve uma perda de 43% de recursos do ICMS, representando queda de ¼ nas receitas do município.