
“2011 foi o primeiro ano de meu terceiro mandato na função de deputado federal confiada a mim pelo povo de Minas Gerais. Foi também o primeiro ano do mandato da Presidenta Dilma a frente do país e muito me orgulho de ter colaborado nas relações dela com o Congresso Nacional, desempenhando função de vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados.
O ano de 2011 foi marcado por uma pauta produtiva no Parlamento, com debates e votações importantes. Diante da ameaça da crise financeira internacional o governo brasileiro adotou importantes medidas que asseguram a nossa estabilidade e crescimento.
Fomos o primeiro país a superar a crise internacional de 2008, e trabalhamos para fazê-lo de novo protegendo a nossa economia, as forças produtivas, o mercado consumidor, e a geração de empregos. Essas medidas tramitaram no Congresso e foram aperfeiçoadas pelo trabalho do Legislativo. O Plano Brasil Maior, por exemplo, foi um conjunto de proposições legislativas para defender a indústria brasileira e os empregos da concorrência desleal. Votamos também a Lei da ampliação do Simples Nacional para fortalecer as pequenas empresas brasileiras num momento difícil da economia mundial.

Sob a Presidência de um deputado do PT, a Câmara dos Deputados votou matérias importantes para a redução da pobreza, para o aperfeiçoamento sistema educacional brasileiro, do sistema político, das relações internacionais do Estado e muitas outras. Eu fui relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Desvinculação de Recursos da União (DRU), que depois de longas votações na Comissão Especial e no Plenário, foi aprovada.
A DRU é necessária para garantir os investimentos em programas importes para os brasileiros, como o Brasil sem Miséria, o PAC e o Minha Casa Minha Vida. Vencer a obstrução da oposição ao Governo na Câmara e aprovar a PEC da DRU foi uma conquista e o país sentirá os efeitos nos próximos anos.
Tão importante quanto a DRU foram as votações dos projetos que viabilizam a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Mesmo com as dificuldades de votação impostas pela a oposição, nós votamos e vamos continuar construindo as condições necessárias para o Brasil receber esses dois eventos. Em fevereiro já começarão as movimentações políticas para aprovação da Lei Geral da Copa.
No final de 2011 tivemos a noticia que o Governo Federal, por meio do PAC Funasa investirá recursos em Minas, para construção de Estação de Tratamento de Esgoto em diversos municipios. As obras beneficiarão milhares de mineiros. Mais uma conquista nossa!
Agradeço o apoio e o interesse de quem acompanha o meu mandato, agradeço à Presidenta Dilma pela confiança em mim depositada para o auxílio na condução das votações dos projetos prioritários do governo na Câmara e peço a Deus ilumine cada um de vocês para que possamos juntos fazer desse país um lugar melhor para se viver. Abraço!”
Odair Cunha