
O Deputado Odair Cunha conversou por telefone com o Ministro do Planejamento, Guido Mantega sobre o setor do café e defendeu que o preço mínimo da saca fique acima de R$ 300. Na semana passada Mantega sinalizou que o preço mínimo de garantia da saca de 60 Kg tipo arábica poderia ser fixado em R$ 261. Mas, para o Deputado esse montante não seria remuneratório ao produtor. “O trabalhador deve poder pagar e escoar a sua produção”, disse. O preço deve ser fixado definitivamente essa semana.
Além do aumento do valor da saca, Odair defende a implantação de um programa de Leilões de Opções Públicas de Venda de Café. Na semana passada o Deputado conversou com a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef sobre a crise que o setor cefeeiro tem enfrentado. Dilma se mostrou sensibilizada com a questão e prometeu receber os cafeicultores. O governo se comprometeu também a aceitar o pagamento da dívida do setor em sacas de café.
No dia 28/04, Odair Cunha participou de uma reunião na Comissão de Finanças da Câmara para discutir melhoria no preço da saca. No último final de semana o Deputado se reuniu com o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate á Fome, Patrus Ananias (foto) para discutir soluções para a crise do café. No começo do mês ele se reuniu com Nelson Machado, secretário executivo do Ministério da Fazenda e foi um dos articuladores do encontro que reuniu 26 parlamentares, o governador de Minas Aécio Neves e o Ministro da Fazenda Guido Mantega.