Publicado em 22/11/2013 - politica - Da Redação
O governador Antonio Anastasia aposta que o período de 45 dias de campanha na televisão, às vésperas das eleições, irá impulsionar o senador Aécio Neves (PSDB) na disputa contra a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff em 2014.
A declaração foi dada ao Hoje em Dia, para o “Página 2 Entrevista”, um novo espaço para o debate com figuras que têm muito a dizer sobre Minas e o Brasil, que estreia na próxima segunda-feira.
Entre as entrevistas já previstas para o espaço nas próximas semanas estão outras figuras importantes da política mineira, como o ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.
Na conversa, cujos trechos principais você confere na segunda-feira, Antonio Anastasia afirma que a vantagem inicial da presidente nas pesquisas é natural, pelo nível de exposição da petista.
“A presença da presidente da República é diária. De manhã, de tarde e de noite, de madrugada. Então, as pessoas conhecem. Quando a campanha começar, no ano que vem, o conhecimento do Eduardo (Campos, do PSB) e do Aécio vai subir muito”, destaca.
Para Anastasia, uma possível antecipação da escolha do nome do PSDB, como quer parte da bancada do partido no âmbito federal, não mudaria o quadro. “Mesmo se o candidato for declarado hoje, ele não terá o espaço da presidente”, diz.
Lembrando sua própria situação antes do início da campanha eleitoral de 2006, quando foi eleito governador, Anastasia enxerga grande potencial de mudança. “Antes da campanha, eu tinha 30 pontos atrás. Quarenta e cinco dias depois, eu tive 30 pontos na frente”.
“Nos 45 dias de campanha na televisão, temos também a cobertura dos jornais nacionais de televisão, que acompanham em pé de igualdade. Então, as pessoas passam a se interessar. O leitor do seu jornal, que hoje pula a página de política e corre para o esporte, crimes, vai ler a página de política, pois vê: ‘ah, está falando de fulano’. Nós aqui pensamos em política 24 horas por dia, mas o homem médio não, né? Só na hora de decidir”, realça.
Na disputa com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Anastasia também aposta em um desempenho melhor do mineiro.
“Aécio tem mais estrutura, tem os governos do PSDB, o eleitorado mineiro é muito maior que o de Pernambuco, tem inserção muito maior em São Paulo, e isso tudo vai dar a ele muita vantagem”, avalia.
Fonte: Ricardo Correa - Hoje em Dia