Passenses são homenageados com Medalha do Mérito Legislativo

Publicado em 12/11/2012 - politica - Da Redação

Na quinta-feira, 8 de novembro,  aconteceu a entrega da medalha da ordem do Mérito Legislativo de Minas Gerais, no Expominas, em Belo Horizonte. Entre os homenageados estiveram os passenses Ana Bernadete Souza Lemos e Rodrigo Pacheco. A festa relembrou mulheres que foram responsáveis pelo avanço do país e sua representatividade nos meios sociais, uma vez que neste ano são comemorados os 80 anos da regulamentação do voto feminino. No evento, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais agraciou 227 pessoas e instituições que se destacaram em suas áreas de atuação, entre elas a presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, que foi a oradora da solenidade.

Dona Bernadete, como costuma ser chamada, recebeu a homenagem por indicação do secretário de Desenvolvimento Social do Estado, deputado estadual Cássio Soares. De acordo com o Secretário, o trabalho desenvolvido por Bernadete é de extrema importância para a sociedade. “Essa medalha homenageia uma pessoa que é reconhecida na comunidade por sua atuação, por fazer a diferença”, reitera Cássio Soares. Há 40 anos a educadora fundou no bairro Novo Horizonte a Cantina Dona Bernadete, instituição que cuida de carentes, e possui, dentre diversas atividades, cursos profissionalizantes e a tradicional sopa.

Quem também teve o trabalho reconhecido foi o advogado Rodrigo Pacheco, que com apenas 36 anos já é tido como um dos melhores na sua área de atuação, além de seu escritório ser considerado com um dos 20 melhores no país. Rodrigo também ocupa o cargo de Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG) e foi membro do Conselho de Criminologia do Estado de Minas Gerais.

Em seu discurso, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, disse que a concessão da medalha é uma homenagem, bem como uma distinção às pessoas que transcendem seus interesses pessoais e corporativos em favor de um bem coletivo. O que ressalta ainda mais os motivos pelos quais Dona Bernadete e Rodrigo Pacheco foram escolhidos para receberem a medalha.

Ao final da cerimonia a Bombeiro Instrumental Orquestra Show emocionou a todos ao interpretar, em meio à plateia, a música “Eu sei que vou te amar”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. A medalha, criada pela Resolução 2.778, de 1982, é constituída de três graus: Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito.

Presidente destacou a importância mineira na conquista do voto feminino

O presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou a luta pelo direito ao voto feminino e a forte presença de Minas nessa conquista, ao citar exemplos de mineiras que simbolizaram essa liderança feminina e que contribuíram para afirmar um novo perfil humano e cidadão da mulher. Ele lembrou Mietta Santiago, estudante de direito que, em 1928, obteve da justiça o direito ao voto.

Ao lembrar o fato de a ministra Cármen Lúcia ser a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral, Dinis Pinheiro ressaltou que, apesar dos avanços já obtidos, a presença feminina na representação política do País ainda é pequena. Em entrevista à imprensa, o presidente disse esperar que o momento atual seja “uma arrancada para a atuação da mulher cidadã brasileira”.

Dinis Pinheiro também enfatizou que a atuação da ministra Cármen Lúcia à frente do TSE orgulha o Estado e resgata uma postura ética e comprometida com a sociedade.

Assessoria de Imprensa