Poços é contemplada pelo projeto Brinquedoteca Móvel

Publicado em 20/08/2009 - politica - Assessoria de Comunicação

949-16Poços de Caldas foi contemplada pelo projeto Brinquedoteca Móvel, do governo de Minas Gerais, que beneficiará crianças e adolescentes de 120 hospitais públicos e filantrópicos do Estado. A Santa Casa de Poços foi escolhida pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e recebeu kit com 96 itens composto de diversos brinquedos, livros, lápis, jogos, DVDs, TVs, MP4 e fones de ouvidos. O valor do equipamento é de R$ 8 mil. 949-15A distribuição dos kits aconteceu na última segunda-feira (17), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O governador, Aécio Neves, e a presidente do Servas, Adréa Neves, participaram da cerimônia. O deputado Carlos Mosconi (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa e o deputado federal, Geraldo Thadeu, prestigiaram o evento.
O superintendente da Santa Casa, Augusto Monteiro Guimarães, a pedagoga responsável pelo programa Brinquedoteca do hospital, Michele Rezende Rocha, e Natália Siqueira, arquiteta do hospital, também estiveram na capital. A ala de pediatria do hospital, onde será utilizado o kit, conta atualmente com 27 leitos.
Aécio Neves disse que o projeto é parte de um amplo programa de governo, no qual a meta é melhorar o atendimento nos hospitais públicos. O governador afirmou ainda que o equipamento contribuirá para o melhor restabelecimento dos jovens pacientes, porque atividades lúdicas, brincadeiras e o riso são adotados como terapia complementar em muitos hospitais. “O projeto se consolidou em razão da adesão de famílias mineiras e de empresas privadas, que contribuíram para a aquisição dos equipamentos”, destacou.
Andréa Neves, afirmou que a primeira etapa do projeto atende aos hospitais públicos localizados em todas as regiões de Minas. Segundo a presidente do Servas, as brinquedotecas podem ser levadas também a creches e escolas. “Queremos que todos os hospitais de Minas possam contar com uma estrutura de apoio como essa”, comentou.
.O secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, disse que a humanização do atendimento em hospitais públicos de Minas é uma obsessão do governo e que a iniciativa das brinquedotecas contribui para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor. “O programa tem efeito terapêutico comprovado e é fundamental para o quadro clínico da criança evoluir satisfatoriamente”, avaliou.

MANEJO
A briquedoteca foi desenvolvida sob a orientação de pedagogos e terapeutas. São quatro modelos coloridos, ilustrados com animais da fauna brasileira como onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão. O módulo possui 1,40 m de altura, 60 cm de profundidade e dispõe de rodas para facilitar deslocamentos. Bandejas móveis servem de suporte para possibilitar brincadeiras no leito hospitalar.