Prefeito de Guaxupé vai à Câmara defender duas bandeiras: educação e emprego

Publicado em 14/04/2011 - politica - Assessoria de Comunicação

Muito se discute e muito se cobra uma relação mais saudável de cooperação entre os poderes. Nesta semana Guaxupé deu provas de que isso não é utopia. Na segunda-feira, com temas importantes a serem votados na sessão da Câmara dos Vereadores, aconteceram momentos que merecem registro. O primeiro deles foi uma reunião informal realizada na tarde de segunda com a presença de vereadores e da Secretária de Educação, Secretário de Assuntos Jurídicos e representante da Secretária de Saúde. O objetivo da reunião foi esclarecer pontos importantes e sanar todas as dúvidas sobre a votação do projeto da aquisição de computadores pessoais para os alunos das escolas municipais, a regulamentação da carga horária a ser cumprida pelos Dentistas e Radiologistas do município e o nível de endividamento da prefeitura e a saúde financeira para cumprir todos os compromissos assumidos. O Presidente da Câmara, Durvalino Gôngora de Jesus foi categórico ao afirmar que em seus mais de 10 anos como membro do Poder Executivo, jamais tinha vivido essa experiência de integração com o Poder Executivo, destacando que todas as vezes em que foram convidados, Secretários e Diretores de Divisão se fizeram presentes para esclarecer dúvidas e atender a solicitação dos vereadores.
A noite, mais um momento de democracia e da demonstração de que os poderes podem sim trabalhar juntos priorizando os interesses da população acima de qualquer diferença política. O Prefeito Roberto Luciano utilizou a tribuna para defender dois projetos que ele definiu como de extrema relevância pública: a adesão ao PROUCA – Programa Um Computador por Aluno e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Educação e emprego são pilares defendidos e trabalhados em Guaxupé como forças transformadoras da realidade dos cidadãos e como oportunidades para crescimento pessoal. Com uma fala firme e apaixonada, o prefeito destacou a grande importância desses dois projetos que colocam Guaxupé em um outro nível de desenvolvimento humano e econômico. Falou como prefeito, como educador e como um gestor comprometido com a cidade.
Defendeu a aprovação do PROUCA destacando que esse é um programa revolucionário, porém limitado, e está disponível apenas para os municípios que saírem na frente. E os argumentos do prefeito, somados à defesa esclarecedora da Secretária de Educação, Nesmas Brazão Güerini, sensibilizaram os vereadores que de maneira unânime aprovaram a adesão ao programa. Ganham alunos, professores, pais e toda a cidade.
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa entrou para ser discutida e avaliada pelos nobres vereadores. O mais importante dela é seu efeito gerador de emprego e renda. Mais do que um desejo, uma real necessidade de Guaxupé. Ela troca tributação por emprego e 1 único imposto substitui 8 impostos federais, minimiza a burocracia para abertura de empresa, oferece isenções e benefícios para a participação de licitações. O prefeito destacou que este projeto, assim como o PROUCA, coloca Guaxupé como uma cidade que inova, que empreende e que oportuniza seus cidadãos. Segunda-feira, 11 de Abril entra para a história de Guaxupé e enche a todos de esperança de que dias melhores virão.