Prefeito e delegados debatem instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Publicado em 21/01/2013 - politica - Da Redação

O prefeito de Poços de Caldas Eloísio do Carmo Lourenço recebeu, na tarde da quinta-feira (17), a visita do chefe do 18º Departamento de Polícia Civil, Bráulio Stivanin Júnior, e do delegado regional Gustavo Henrique Magalhães Manzoli.

“Foi uma visita de cortesia do 18º Departamento de Polícia Civil, com as nossas felicitações de sucesso, e também para colocar a Polícia Civil de Poços de Caldas à disposição para um trabalho conjunto”, explicou Stivanin.

No encontro, foram abordados diversos temas referentes à área de segurança pública, como o estabelecimento de convênios entre a Polícia Civil e a Prefeitura, a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a mudança da Delegacia de Trânsito.

“Começamos a aprofundar uma discussão, iniciada durante o processo eleitoral, sobre a segurança no município. E, evidentemente, a parceria entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Prefeitura e demais órgãos envolvidos na questão, é fundamental”, enfatizou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

A Delegacia de Trânsito será transferida para área no entorno do Terminal Rodoviário, na zona oeste do município. As obras de adaptação da estrutura, que nunca foi utilizada desde a inauguração da rodoviária, ficarão a cargo da Prefeitura. “A reforma certamente dará uma melhor condição de trabalho à Polícia Civil e, evidentemente, uma melhor qualidade do atendimento à população”, afirmou o prefeito.

Gestão Integrada

Entre os assuntos debatidos no encontro, está a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que vai reunir os diversos órgãos relacionados à questão da segurança pública, para o planejamento e desenvolvimento de ações conjuntas na área.

Para o chefe do 18º Departamento de Polícia Civil, Bráulio Stivanin Júnior, o gabinete representa “uma nova filosofia no que diz respeito ao trabalho integrado, não só das duas polícias, Civil e Militar, e também do Corpo de Bombeiros, como de toda a estrutura de governo de todas as esferas – federal, estadual e municipal – afetas à questão da segurança”. O delegado afirmou que a nova formatação de trabalho vai potencializar as ações, com foco no resultado.

Já o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço ressaltou que, com o início dos trabalhos do gabinete, será possível estabelecer uma ampla discussão com a sociedade para a execução de ações conjuntas mais eficazes. “A instalação do Gabinete de Gestão Integrada vem no sentido de que várias questões de segurança não podem ser resolvidas apenas com ações de polícia, mas demandam uma série de outros setores que precisam agir de forma integrada, para dar uma resposta melhor à sociedade”, avaliou.

Os documentos referentes à instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, como o estatuto e o regimento interno, já estão em tramitação na Prefeitura para análise e revisão do setor jurídico. De acordo com o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, a publicação do decreto que prevê a instalação deverá ocorrer ainda neste mês.

Assessoria de Imprensa