
Promover melhorias ao esporte e lazer do cidadão é uma das prioridades da Prefeitura de Arceburgo, que iniciou há meses uma ampla reforma de dois importantes prédios públicos: O Clube do Trabalhador e a Piscina.
O trabalho de recuperação da estrutura física desses prédios consistiu em uma ampla reforma com melhoramentos no piso, teto e sistema hidráulico e elétrico, colocação de novos portões, revestimento, nova pintura e aquisições de novos equipamentos.
O prefeito Antônio Roberto da Costa disse que o objetivo das reformas é melhorar o aspecto dos prédios municipais e conseqüentemente oferecer um serviço de melhor qualidade aos usuários, como é o caso da Piscina que há anos clamava por reformas e recursos para seu devido funcionamento; desde que esta instituição foi falida por diretorias de Associações que a administravam até então.
As obras na piscina, principal alvo de reclamações, por seu estado de abandono tem sido a mais vistosa pela população dado que este local estava em situação deplorável fruto de gestões mal-sucedidas.
“Quando assumimos a piscina, decidimos, então, elaborar um projeto para que o local se tornasse realmente um equipamento público para ser utilizado pela população”, afirmou o prefeito arceburguense.
No projeto de melhoria da estrutura física da Piscina, hoje denominada “Centro de Esporte e Lazer David Longo”, estão entre os serviços, como reformas, ampliações e reparos; toda a regularidade administrativa daquele local, que até então era administrada por sucessivas Associações. A Prefeitura teve de negociar todas as elevadas dívidas em atraso de água e energia elétrica. A Administração teve de adquirir ainda bombas e um novo filtro.
Além disso, será feita ainda uma revitalização de toda a área externa da Piscina com trabalho de paisagismo e implantação de bancos para maior conforto das pessoas.
Para o prefeito, a piscina reformada permitirá mais lazer e realização de eventos para a população: “Vai ser a sensação do verão. Se tudo correr bem, teremos a retomada de uma opção de divertimento familiar onde todos possam desfrutar especialmente nos finais de semana”, concluiu Antônio Roberto da Costa.
A reforma no Clube do Trabalhador ainda prevê a instalação de alambrados em toda a área externa do local, com o objetivo de oferecer segurança patrimonial ao prédio.
As principais intervenções no local foram a reestruturação das redes elétrica e hidráulica do ginásio, incluindo salas, banheiros e o extenso salão de festas, a substituição completa do sistema de iluminação e a troca de portas e vidros quebrados e a pintura geral do prédio.
O objetivo da Prefeitura com o prédio é de emprestá-lo em comodato para alguma instituição social, cultural e/ou turística para a preservação dos valores e tradições arceburguenses. Outros propósitos com o Clube é o de cedê-lo para atividades coletivas da população, como encontro de Folia de Reis, encontro de violas, danças, seminários, celebrações religiosas, atividades esportivas, entre outras atividades recreativas.

A Prefeitura Municipal de Arceburgo foi contemplada com uma verba de 100 mil reais pelo deputado federal Geraldo Thadeu. Esse expressivo recurso será somado a outros 40 mil reais em recursos próprios do município. O objetivo desses recursos é o de reestruturar o PSF localizado próximo a piscina.
Esse recurso foi pleiteado pelo prefeito Antônio Roberto da Costa há meses ao deputado Geraldo Thadeu, tamanha a necessidade de ampliações e reformas no PSF1 (próximo a piscina) que diariamente atende cerca de 60 arceburguenses; fazendo a cobertura médica extensiva e preventiva aos bairros São José, Vila Progresso,Várzea, Centenário, Cohab, Condomínio São Francisco, Chácaras adjacentes e parte expressiva do Centro da cidade.

Esses investimentos representam um passo importante para a saúde da população arceburguense. “Com esse recurso adequaremos um novo PSF, mais apropriado para os funcionários e principalmente aos atendidos que se sentirão melhores com as novas acomodações e serviços” assegura o prefeito Antônio Roberto da Costa.
As obras reestruturantes de reformas e ampliações serão iniciadas em 60 dias, logo após o processo licitatório concluir qual empreiteira irá executar as melhorias no prédio.
Com as obras no local, as atividades médicas do PSF1 serão transferidas para o Clube do Trabalhador, para que o atendimento diário não seja interrompido.
“Compreendemos que o usuário do setor de saúde merece ser tratado com total respeito e, por isso, temos investido no aprimoramento das instalações físicas em Arceburgo”, ressaltou o prefeito arceburguense.
Com a reestruturação desse PSF, este centro de saúde poderá ampliar seus serviços essenciais de atenção primária como clínica geral, ginecologia, cardiologia, pediatria, assistência odontológica, exames preventivos e ainda procedimentos de imunização.
“Esse recurso de 140 mil reais para a reestruturação do PSF da piscina tem importância singular para a garantia de uma vida saudável de Arceburgo. Na condição de prefeito, confesso-me realizado pessoalmente, porque cada investimento realizado na saúde possibilita uma melhora significativa qualidade de vida dos irmãos arceburguenses. Os resultados positivos estão aí visíveis na qualidade de vida da cidade”, enfatizou com bastante orgulho o prefeito Antônio Roberto da Costa.
O município de Arceburgo possui aproximadamente 10 mil habitantes e conta com três equipes de PSF com 18 agentes de saúde, 03 médicos, 03 enfermeiros padrão, 03 auxiliares de enfermagem, 03 atendentes, 03 motoristas e 03 serventuários. Esses três PSFs fazem 100 % de cobertura do município.
Posto Médico de Vacinação - Outra importante obra a ser iniciada, tão logo seja concluído o Processo Licitatório dia 18 de agosto, próximo, é a reforma geral do Posto de Vacinação. O deputado federal Virgilio Guimarães é o autor do recurso de 100 mil reais que será alocado nessa reforma. O município entrará com uma contrapartida de 10 mil reais em recursos próprios.
Os recursos de 100 mil reais do deputado Virgilio Guimarães é fruto de antiga promessa deste deputado ao prefeito Antônio Roberto da Costa. O vereador Tico Giolo teve singular importância no atendimento dessa verba, vez que com freqüência, ambos, prefeito e vereador, cobravam o deputado Virgilio quanto a esses prometidos recursos.
Há tempos, o Posto de Vacinação clama por obras de melhorias, tamanha a expressividade de serviços prestados nesse local e também devido à precariedade de suas instalações físicas/estéticas.
Para que o atendimento do Posto de Vacinação não fique comprometido com as obras; as atividades médicas do local serão transferidas para o Posto Médico Odontológico, recentemente reformado.
“A reestruturação do PSF e do Posto de Vacinação é muito importante para garantir a continuidade de projetos de medicina preventiva e extensiva do município, já que esses centros de saúde são peças indispensáveis para a população. Locais adequados, espaçosos e confortáveis, garantirão um melhor desenvolvimento das ações preventivas e ostensivas realizadas pelo Setor de Saúde”, acrescentou a Secretária de Saúde, Luciana Ribeiro da Costa Cili.