Publicado em 15/06/2015 - politica - Da Redação
O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do primeiro decêndio do mês de junho de 2015 surpreendeu diversas prefeituras com o valor da retenção a favor da Previdência Social. Os prefeitos que identificarem um desconto maior do que o acordado para o pagamento previdenciário devem protocolar um pedido de reavaliação na Superintendência Regional da Receita da Federal mais próxima.
Segundo a Receita Federal, não há como ter uma resposta única sobre os descontos. Cada município tem um percentual e uma explicação distinta. De acordo com a técnica do Departamento de Economia da Associação Mineira Municípios (AMM), Angélica Ferreti, o que pode ter ocorrido é que houve uma retenção além das que os municípios costumam pagar mensalmente.
De acordo com a Receita Federal, a correção e a devolução do dinheiro devem demorar entre 10 a 20 dias. A detenção é referente ao último parcelamento previdenciário pactuado pelos municípios. Esse parcelamento está previsto na Lei Federal 12.810, publicada em 15 de maio de 2013.
Fonte: AMM