Publicado em 02/12/2015 - politica - Da Redação
A prova do primeiro vestibular para o curso de Medicina oferecido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos, será realizado no próximo domingo, 6 de dezembro. Com duração de qutro horas e meia, o vestibulando terá pela frente questões de conhecimentos gerais e uma redação. Além das vagas para o curso de Medicina também serão realizadas provas para os outros cursos da UEMG. A universidade possui unidades em 16 municípios mineiros, totalizando mais de 6.500 vagas de graduação.
Para o deputado estadual Cássio Soares (PSD), um dos líderes políticos da região que mais se empenhou na implantação do curso gratuito de Medicina em Passos, a realização do vestibular é mais uma etapa vencida. “Esta conquista é mais uma etapa da realização de um sonho. Um sonho não apenas meu, mas de toda uma cidade, de toda uma região de ter o curso de Medicina sendo ofertado gratuitamente e com qualidade”, avaliou.
O curso de Medicina, o mais recentemente implantado pela UEMG, já é o mais concorrido da instituição: são 254,20 candidatos por vaga. O segundo mais concorrido é Psicologia, em Divinópolis, com 17,75 candidatos/vaga e o terceiro é o curso de Design Gráfico, oferecido na capital Belo Horizonte, com 15,30 candidatos/ vaga. Em Passos, foram 8.230 vestibulandos inscritos, correspondendo a 40% do total das inscrições da UEMG.
Para a realização desse primeiro processo seletivo para o curso de Medicina, muitas foram as etapas anteriores. A luta começou em 2010, com a apresentação de projeto pedagógico para o curso de Medicina pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP). Um ano depois, as salas e os laboratórios começaram a ser construídos. Em 2013, o Ministério da Educação, MEC, aprovou o projeto pedagógico apresentado. Em junho de 2014, o deputado Cássio Soares solicitou que o curso de Medicina fosse incorporado pela UEMG. No fim do mesmo ano, a Universidade Estadual de Minas Gerais, uma das maiores do estado, incorporou a FESP.
Foi apenas neste ano de 2015 que a UEMG deu o aval para curso, aprovando-o em seu conselho universitário. Com isso, o curso de Medicina gratuito pode ser implantado em Passos, com o anúncio oficial do governador Fernando Pimentel sendo feito em julho, após solicitação do deputado Cássio Soares. O decreto de autorização foi publicado um mês depois. Mesmo após a implementação do curso, começava outra batalha: realizar um vestibular para preencher as vagas já a partir deste ano de 2015.
“Foi um processo demorado, era um sonho muito antigo de nossa população. Mas em nenhum momento esmorecemos ou pensamos em desistir porque sabíamos da importância desse projeto. É muito gratificante saber que nossos estudantes poderão ingressar na faculdade de Medicina já a partir do ano que vem”, afirmou o deputado Cássio.
Fique atento
Os portões dos locais onde as provas serão aplicadas abrirão ao meio dia e fecharão às 13h30, horário de Brasília. Não será permitido o ingresso no local de prova após esse horário. Segundo a Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copeps) não será permitida a entrada de nenhum equipamento eletrônico, como celulares, nem mesmo se estiverem desligados e sem bateria. O estudante que for flagrado portando celular será desclassificado. A Copeps afirmou que, para a realização do vestibular, os candidatos poderão portar caneta esferográfica transparente nas cores azul e preta, além de lápis e borracha.
O comprovante de inscrição, no qual consta o local de prova, pode ser impresso a partir de hoje, dia 1° de dezembro, até dia 5, através do endereço eletrônico (www.uemg.br/vestibular). Para o acesso ao local de prova, o comprovante deverá ser apresentado, no dia da prova, junto com o documento de identidade.
FONTE: ASCOM