Quadra da Escola Estadual Lourenço Belo é finalizada

Publicado em 17/06/2015 - politica - Da Redação

Quadra da Escola Estadual Lourenço Belo é finalizada

A partir da segunda-feira, 15 de junho, as mais de 600 crianças da Escola Estadual Lourenço Belo, de Capitólio, não precisarão mais realizar suas aulas de educação física debaixo do sol escaldante, tampouco serão impedidas de praticar esportes por causa da chuva. 

Antiga demanda dos alunos e da direção da escola, a cobertura da quadra de esportes, finalmente foi realizada. A reforma só pôde sair do papel graças a um pedido do deputado Cássio Soares (PSD), feito em 2012, quando ele ainda atuava como Secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

No último dia 12, Cássio esteve na escola e acompanhou de perto a finalização da obra na quadra, acompanhado de lideranças políticas do município. Estiveram presentes o vice-prefeito Geraldo Magela da Mata (PSDB), os vereadores Ademir Carvalho de Assis (PSDB) e Geraldo Vianey de Oliveira (PTB), além do ex-prefeito do município, José Cirilo. Também marcaram presença secretários municipais e líderes comunitários.

A Escola Estadual Lourenço Belo, a mais antiga de Capitólio, completará, em junho deste ano, 63 anos. Atende mais de 600 crianças que estão matriculadas do primeiro ao nono ano. Segundo a diretora da instituição, Miriam Salete Rattis, a escola, que nasceu com a cidade, necessitava da obra há muito tempo. “Não fazia sentido, em pleno século XXI, não termos uma quadra adequada para a prática esportiva das crianças. Essa era uma demanda muito antiga da nossa comunidade. E os nossos alunos merecem, são muito empenhados, muito dedicados”, afirmou. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a atividade física é um componente curricular obrigatório do ensino básico brasileiro, ou seja, as escolas têm que oferecer aulas de educação física, do ensino fundamental ao médio. Para que a prática esportiva seja feita de forma adequada, as escolas precisam ofertar, além de acompanhamento de profissionais capacitados, a estrutura física adequada, como quadras cobertas e vestiários.

Na Lourenço Belo, são duas aulas de educação física por semana e, sem um lugar apropriado, as crianças ficavam submetidas às intempéries climáticas. “Quando fazia muito calor, com sol a pino, ou quando chovia, por exemplo, não tínhamos como ofertar as aulas. Agora, com essa obra concluída, poderemos desenvolver o esporte em nossa comunidade escolar. A comunidade externa também será favorecida. Os escoteiros, por exemplo, realizam seus treinamentos em nossa quadra”, completou a diretora. 

Para o deputado Cássio Soares, que visitoua obra em sua fase final, a construção e cobertura da quadra é motivo de grande satisfação pessoal. “Depois de insistentes reuniões e muitas cobranças, conquistamos os recursos para que esta ação fosse hoje concretizada. É muito gratificante fazer parte de conquistas como esta e ver a satisfação das crianças e da comunidade pela realização desse sonho. Continuem contando com a nossa força de trabalho”, afirmou. A obra foi orçada em R$ 307 mil, verba que foi conquistada por uma intervenção do deputado estadual Cássio Soares, em 2012, quando ele atuava como secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

Além da cobertura da quadra de esportes, foram construídos vestiários, arquibancadas e outras estruturas, necessárias para a prática esportiva. Para a diretora da escola, a ajuda do deputado foi essencial para que a obra fosse realizada. “Nós tínhamos confiança nele, desde a primeira vez que pedimos a sua ajuda. Se essa obra está hoje finalizada, atendendo às crianças e à comunidade devemos muito à atuação de Cássio. Sem ele, esse sonho não teria sido realizado”, finalizou. 

 FONTE: ASCOM