
Após mais de dois anos de espera, a população de Botelhos voltou a ser atendida na segunda-feira (17) no antigo prédio da prefeitura na área central. A inauguração do paço municipal reconstruído foi na tarde de sábado e contou com a participação de diversas autoridades civis e militares e da população da cidade.
A reconstrução do prédio, destruído pela forte chuva em junho de 2009, custou ao governo de Minas Gerais R$ 380 mil. Recursos viabilizados pelo deputado estadual, Carlos Mosconi, que também conseguiu R4 520 mil para reerguer o poliesportivo do município, igualmente atingido pelo temporal. O ginásio foi inaugurado no início deste mês.
O prefeito, Mário Damasceno Ferreira, agradeceu o bom desempenho e apoio que recebeu dos servidores públicos no período que a prefeitura permaneceu em local improvisado. A mesma referência o prefeito fez ao grau de compreensão e tolerância da população com os serviços prestados.
Mosconi relembrou os momentos difíceis do período pós-tragédias e ressaltou que felizmente não ocorreu nenhum acidente

com vítima fatal. O deputado elogiou a determinação da administração pública e a contribuição dos funcionários, que superaram todas as adversidades. O parlamentar se solidarizou com familiares do ex-prefeito de Botelhos já falecido, Ernesto Romão Siqueira, que empresta o nome ao prédio.
A secretária de Governo, Jaqueline Mioto, se emocionou ao citar o apoio dos servidores públicos e da população no período. Segundo ela, o prédio está modificado em mais de 90% e as novas instalações contam com novas salas em alvenaria, em substituição as divisórias móveis, que permitem atender com mais conforto à população. Botelhos possui aproximadamente 15 mil de habitantes.
RECONSTITUIÇÃONoite de 28 de junho de 2009, fortes chuvas de cerca de 20 minutos causam grandes estragos na cidade e na área rural de Botelhos. O saldo final foi de onze pessoas feridas, casas com estruturas comprometidas e plantações perdidas. O prefeito, Mário Damasceno, decreta estado de emergência no município. Mosconi consegue junto ao governador, Antonio Anastásia, verba de R$ 900 mil para a reconstrução da prefeitura e do poliesportivo municipal.