Região terá novo batalhão da Polícia Militar

Publicado em 31/08/2009 - politica - Assessoria de Comunicação

951-05O comandante da 7ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM José Fernando Cantarino, anunciou a criação de um Batalhão da Polícia Militar no município de São Sebastião do Paraíso. O anúncio foi feito durante uma visita de supervisão ao município, na sexta-feira (28), momento em que visitou a Cooparaíso, com a presença do deputado federal Carlos Melles e estadual Antônio Carlos Arantes, do prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin; do presidente da Câmara de Vereadores, Aílton Sillos; de dirigentes da Cooperativa, entre outras lideranças. O batalhão irá compreender a área da 20ª Cia PM, que já é independente e responsável por vários municípios, mas que ganhará nova estrutura com a implantação do batalhão.
De acordo com o coronel Cantarino, o Batalhão a ser implantado em Paraíso seguirá um novo conceito que está sendo estudado pela Polícia Militar, prevendo uma estrutura mais enxuta, com menor número de policiais na área administrativa para que o efetivo possa estar disponível para atividades de combate à violência e criminalidade.
“O compromisso que estou assumindo é de fazer todo esforço para primeiro transformar a segurança de Paraíso naquilo que ela está sendo transformada com o comando do Major Bernardes. Mas isso gera uma conseqüência, já que a criação de um batalhão passa pela obra que é a construção do aquartelamento, em seguida, a aquisição de implementos, recursos logísticos e o treinamento humano”, afirmou o coronel Cantarino, em entrevista.
O comandante da 7º RPM enfatizou a importância da força de uma sociedade organizada no combate à criminalidade, a exemplo do que acontece em São Sebastião do Paraíso. “Temos aqui pessoas que se integram e somam esforços. Fico feliz de uma sociedade preocupada com a segurança e ao mesmo tempo apóia a Polícia Militar”, disse Cel. Cantarino, se referindo ao esforço conjunto que vem sendo desenvolvido pela comunidade em parceria com a PM e as forças de segurança, o que colocou a 20ª Cia de PM Independente de São Sebastião do Paraíso em destaque na região militar. “A companhia de Paraíso, sob o comando do major Bernardes, dá o exemplo de como se faz polícia”, enfatizou o coronel, ressaltando que não basta somente os recursos logísticos, mas para bons resultados é preciso também o talento humano.
“Me honra muito esta motivação vista aqui em Paraíso. Estou cercado de dois homens públicos que não tem mancha e a gente vê que devolvem à sociedade boas praticas”, disse Cantarino, se referindo ao deputados Melles e Antonio Carlos.
Segundo o deputado federal Carlos Melles, é muito bem-vinda a notícia da constituição de mais um batalhão no Sudoeste de Minas, na região de fronteira com o Estado de São Paulo, atendendo uma reivindicação de toda a região. “ A implantação de um batalhão na fronteira é a máxima do sonho sonhado no coletivo. Agora São Sebastião do Paraíso e região terão o comprometimento de ter uma estrutura avançada de segurança, justamente porque a região é a porta de entrada de uma das regiões mais importantes do Brasil. É muito grande o fluxo de veículos vindos do Mato Grosso, Paraguai, das Américas, que permeiam e entram por nossa extensa divisa estadual”, destaca Melles que atribui essa conquista à integração de representantes municipais, estaduais e federais e dos diversos setores da sociedade.
Melles ressalta que a segurança é um fator primordial para a qualidade de vida da população. “ Nós ajudamos a Polícia Militar com a destinação de recursos, mas é o homem que faz a diferença. Quem ganha é o povo de nossa região, porque primeiro a pessoa quer se sentir segura e depois em paz. Essas conquistas não acontecem somente por causa de uma pessoa, tenho muita gratidão por toda a equipe do governador Aécio Neves, do vice-governador Anastasia, do secretário Mauricio Campos e do sub-secretário Cássio Soares por essa iniciativa”, frisa Carlos Melles.
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), disse que ficou muito satisfeito com a sensibilização do governo junto à essa antiga reivindicação de toda a região. “ Vejo com muita alegria essa iniciativa. Temos trabalhado para a melhoria da segurança desta região. A vinda do batalhão é um sonho antigo, que a cada dia fica mais perto”, salienta o deputado estadual.
O prefeito Mauro Zanin e o presidente da Câmara, Ailton Sillos, também destacaram em seus discursos o valor do trabalho parceiro e o comprometimento das lideranças presentes.
Cooparaíso – Com a presença do presidente da Cooparaíso, Carlos Melles, do vice-presidente, José Fichina, do corpo diretor, além de autoridades convidadas, o coronel Cantarino conheceu a estrutura da segunda maior cooperativa de café do país, e uma das maiores empresas do agronegócio café, que no momento inicia mais um desafio em seu planejamento estratégico, que é colocar café torrado e moído diretamente para pontos de vendas na França, empreitada iniciada esta semana com o primeiro embarque para a Europa. É um processo novo, já que a Cooperativa é uma grande exportadora para diversos países da Europa e para os Estados Unidos, mas de café verde.