Reivindicação: Abaixo-assinado é entregue à presidência da Cemig e ao Governo

Publicado em 14/05/2012 - politica - Assessoria de Comunicação

Lideranças do Sul de Minas pedem vistoria e substituição da rede elétrica

Um abaixo-assinado, contendo mais de 2 mil nomes, foi entregue na última semana à presidência da Cemig, ao Governo do Estado e à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A entrega foi feita pelo deputado estadual Pompilio Canavez (PT) e por lideranças de Muzambinho e Monte Belo.
No documento, é solicitado à presidência da Cemig vistorias na rede elétrica de cidades do Sul de Minas e a imediata substituição da rede. O documento também reivindica o retorno de trabalhadores da própria estatal em substituição aos funcionários de empresas terceirizadas.
Acompanhando Pompilio na entrega do abaixo-assinado na última terça-feira (8) estavam o vice-presidente da Câmara Municipal de Muzambinho, Gilmar Labanca (PT), e os vereadores João Batista Poscidônio (PSD) e Prof. Márcio Dias (PT). Também estavam a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Belo, Osmarina de Morais Rocha (pré-candidato a prefeita em Monte Belo).

Soluções
Na oportunidade o presidente da Cemig, Djalma Morais, prometeu soluções que proporcionem segurança para rede elétrica da região, bem como a presença de um técnico para auxiliar toda situação da rede em Muzambinho.
No mesmo dia, Pompilio e as lideranças da região estiveram com o presidente em exercício da ALMG, deputado José Henrique (PMDB). Ele também se comprometeu a interferir junto a Cemig, a fim de que a empresa atenda as reivindicações expressas no documento.
Finalizando o dia, a comitiva, liderada por Pompilio, foi recebida pelo governador em exercício, deputado Diniz Pinheiro (PSDB) – presidente da ALMG. Além das demandas de Muzambinho, a comitiva apresentou as demandas de Monte Belo. As reivindicações para segurança da rede elétrica, foram cobradas para todo o estado de Minas Gerais.

Em 2011
No ano passado, acidentes envolvendo a rede elétrica provocaram a morte de pessoas em cidades como Bandeira do Sul, Muzambinho e Belo Horizonte. Só em Bandeira do Sul, 16 pessoas morreram eletrocutadas após o rompimento da fiação durante uma festa de pré-carnaval no centro da cidade.
Desde então, o deputado Pompilio vem liderando um movimento de reivindicação junto à Cemig e ao Governo do Estado para que a estatal invista na manutenção da rede elétrica e no quadro de funcionários próprios para melhor atendimento a população. Ele aponta uma precarização dos serviços prestados pela Cemig nos últimos anos.