Publicado em 23/10/2015 - politica - Da Redação
Em mais uma ação para reforçar o combate à violência em Passos e região, o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) foi recebido, na quinta-feira (22), em Brasília, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. No encontro, o deputado apresentou ao ministro temas que compõem seu plano de combate à violência, priorizando a obtenção de recursos para a implantação da delegacia da Polícia Federal, da nova sede da Polícia Civil e da reforma do prédio que abrigará o Corpo de Bombeiros no município. Além disso, Rodrigo Pacheco solicitou ao ministro recursos para a construção da sede da Polícia Militar, em São Sebastião do Paraíso.
Nos últimos 30 dias, o deputado federal Rodrigo Pacheco vem percorrendo ministérios e reunindo-se com ministros para levar as demandas dos representantes das forças da segurança pública da região, com o intuito de assegurar os recursos que garantirão as obras e o reforço do aparato policial. “O ministro está ciente de que a questão da segurança é um tema sensível na região. Apresentamos a ele uma série de demandas que, a meu ver, pode ajudar a minimizar o problema da violência em Passos e na região”, disse o deputado.
Entre as justificativas apresentadas pelo deputado ao ministro para assegurar os recursos para o reforço no aparato da segurança pública está o fato de Passos viver, hoje, um intenso aumento da criminalidade geral, inclusive, motivada pelo fato de a cidade estar na rota do tráfico de entorpecentes e de organizações criminosas. Além disso, Rodrigo Pacheco também lembrou que em Minas Gerais os municípios de pequeno e de médio portes têm sido alvo de ações criminosas, conforme dados do “Mapa da Violência” e estatísticas oficiais da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado. “Diante dessa constatação, é fundamental que a cidade tenha seu aparato reforçado para a efetividade das forças de segurança e para o eficaz combate à criminalidade”, destacou.
Para se ter uma ideia, hoje, a delegacia da Polícia Federal de cuja circunscrição Passos faz parte está instalada em Divinópolis, distante 232 quilômetros do município, o que inviabiliza o atendimento presente e eficaz dos assuntos de matéria federal. A delegacia da Polícia Civil se encontra em imóvel obsoleto, instalado numa região da cidade que não favorece a ação rápida dos agentes de segurança. A prefeitura municipal, inclusive, já cedeu um terreno para a construção da nova sede. Já o atual prédio do Corpo de Bombeiros é da década de 1970, necessitando de reforma em função da ampliação da corporação nos últimos anos
Paraíso
Para São Sebastião do Paraíso, o deputado Rodrigo Pacheco solicitou ao ministro da Justiça recursos para a construção da sede da Polícia Militar. Hoje, Paraíso é sede da 20ª Companhia da Polícia Militar, apresentando estrutura de companhia independente, o que é equiparado à estrutura de batalhão, compreendendo duas unidades regionais localizadas nos municípios de Guaxupé e de São Sebastião do Paraíso. O atual prédio da PMMG está instalado numa estrutura física pequena, necessitando ser ampliada pelo fato de, recentemente, ter se tornado Companhia Independente da PMMG, onde a estrutura administrativa passa a ter Seção de Estado Maior, Seção de Informática, Seção de Transporte, com o consequente aumento do efetivo policial, equipamentos e viaturas. “A obra é de fundamental importância para a efetividade da PMMG, com a instalação da área administrativa e operacional, além da estrutura adequada para o eficaz serviço prestado à população”, lembrou o deputado.
FONTE: ASCOM