Segurança e Curso de Medicina são prioridades do governo na região

Publicado em 02/07/2015 - politica - Da Redação

Segurança e Curso de Medicina são prioridades do governo na região

A implantação do curso de medicina na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Passos e a solução para as questões de criminalidade em Passos e região são os dois assuntos tratados como prioritários para o Governo de Minas. Foi o que afirmou o Secretário de Governo, Odair Cunha ao deputado Cássio Soares, durante reunião realizada no início da noite da quarta-feira, 1º de julho. A reunião foi realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e contou também com a participação dos vereadores passenses: Alex Bueno (PSD), Reinaldo Oliveira (Nardão - PMDB), Luís Carlos do Souto Junior (Dentinho - PSDB), Hilton Silva (PSDB), Isabel Ribeiro (Belinha - PP), Cenira Macedo (PR) e o presidente da Câmara, João Resende (PP).

Segundo o secretário, o Governo de Minas está fazendo esforço para atender às demandas apontadas pelo deputado Cássio Soares como maiores problemas enfrentados pela população da cidade e região Sudoeste do Estado. As ações serão anunciadas pelo governador Fernando Pimentel durante evento que irá acontecer em Passos, na próxima sexta-feira, 3 de julho, no lançamento do Fórum Regional Sudoeste.

Odair lembrou que algumas ações já foram tomadas na área de segurança, como a retomada da obra do Centro de Ressocialização, a Casa do Menor, que terá a obra iniciada no mesmo dia da visita do governador. “O centro já é realidade, mas outras ações para a segurança pública estão sendo tomadas e serão anunciadas pelo governador na sexta”, garantiu. “O Cássio vem sempre nos lembrando das questões da cidade e nos procurou algumas vezes para tratar sobre os problemas de segurança pública. A ideia do governador é focar nesta questão de forma que leve solução para essa grande demanda”, completou Odair.

Quanto ao curso de medicina, afirmado pelo secretário “todos do governo têm um grande apreço por ele”, os esforços para a liberação pelo MEC e pelo Conselho Estadual de Educação estão sendo grandes para que, também durante o evento, o governador possa anunciar que o curso será instalado na UEMG. “Estamos buscando uma saída para isso e a nossa expectativa é que tenhamos uma solução segura a ponto do governador poder dar a garantia da liberação do curso, durante a sua estada em Passos”, garantiu Odair.

O deputado e os vereadores presentes reforçaram ao secretário de governo outras soluções aguardadas pela população de Passos e região, como a obra do trevo da Arlindo Figueiredo, na Rodovia MG-050. “Agradeço a boa acolhida dos representantes do governo para as nossas demandas e aguardamos a concretização para que o nosso povo receba melhorias que garantam mais qualidade de vida e benefícios para todos”, comemorou o deputado.

 

Obra da Casa do Menor retoma na sexta

 

Uma das principais lutas do deputado estadual Cássio Soares (PSD) está prestes a ganhar um desfecho: a retomada da obra do Centro Socioeducativo de Passos. Paralisada há quase 10 meses por falta de pagamento à empreiteira, a continuidade da obra foi autorizada ontem, 30 de junho, pelo governo do Estado de Minas Gerais.

O secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, anunciou ontem, 30 de junho, que as obras do Centro Socioeducativo de Passos, paralisadas na gestão anterior por falta de pagamento às construtoras, será retomada. A obra inicia na próxima sexta-feira, 3 de julho. “A retomada da obra do Centro Socioeducativo de Passos, que se encontrava paralisada, foi autorizada, sobretudo por se tratar de extrema relevância para o município que vem apresentando aumento expressivo da criminalidade praticada por menores infratores”, afirmou o secretário em ofício.

                Cássio Soares comentou que a continuidade das obras é de extrema importância para a região e que, apesar de desgastante, é muito gratificante ver o projeto ser retomado. “É uma luta árdua e complexa, mas nós estamos conseguindo superar todos os empecilhos. Agora é hora de comemorar sim, porque esse projeto é de extrema importância para a população. Mas nós vamos aguardar que as máquinas e os homens comecem a trabalhar para que a Casa do Menor possa começar a funcionar o mais rápido possível” declarou o deputado.

                Os Centros Socioeducativos, também conhecidos como “Casa do Menor Infrator”, fazem parte de um projeto do governo do Estado de Minas Gerais e têm a finalidade de atender aos jovens infratores, na tentativa de reinseri-los na sociedade, dando-lhes outras alternativas que não a criminalidade. Ao todo, no Estado, são 36 unidades. Em Passos, o projeto da Casa do Menor, que existe há quase 3 anos, foi orçado em mais de R$ 1 milhão e propõe atender a cerca de 40 jovens infratores. As obras foram paralisadas há aproximadamente 10 meses, por falta de pagamento da empreiteira responsável pela construção. O anúncio do governo, portanto, renova as esperanças de que o município finalmente tenha seu centro de ressocialização para os adolescentes.

                Segundo a Polícia Civil, 70% dos crimes que ocorrem em Passos têm envolvimento de menores. Sem um Centro Socioeducativo, a probabilidade dos jovens entrarem para a criminalidade é ainda maior. “A Casa do Menor é essencial para abrigar aos adolescentes infratores, uma vez que, infelizmente, eles estão envolvidos nos delitos. Nossa luta para a construção da instituição é, portanto, uma forma de garantir a segurança das famílias e cidadãos de bem de nosso município”, comentou o deputado.

               Fonte: ASCOM