SEMINÁRIO: Helvécio Magalhães fala para 58 municípios

Publicado em 10/12/2012 - politica - Da Redação

Deputado traz Secretário Nacional de Atenção à Saúde ao Sul de Minas

O Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, se reuniu dia 6, em Três Corações, no sul de Minas, com representantes de mais de 50 municípios, como prefeitos, secretários e gestores para a realização do seminário “Programas de Saúde para o Município”. O evento, que é uma realização do mandato do deputado federal Odair Cunha (PT-MG), contou também com a presença do deputado estadual Ulysses Gomes (PT).

O objetivo foi abordar as políticas de saúde para os gestores municipais: iniciativas e competências, focadas nas Redes de Atenção à Saúde, no Sistema Único de Saúde, nos grandes projetos do Ministério da Saúde e na captação de recursos. “Precisamos que os municípios conheçam as possibilidades de financiamento, como acessar os recursos e as condições que devem atender”, esclareceu o secretário do Ministério da Saúde.

Na apresentação, Helvécio destacou que a partir do conhecimento da realidade e das demandas das cidades, o Ministério trabalha em busca de inovações que atendam aos pequenos municípios em relação às áreas como urgência e emergência, saúde mental, assistência materno infantil, entre outros. “Para planejar nossas ações é de extrema importância o contato direto junto às lideranças locais, para inclusive ter uma melhor avaliação das nossas políticas públicas e defini-las a partir das colocações reais. Os gestores tem um importante papel de colocar na pauta nacional suas necessidades, fortalecendo o diálogo e ampliando as estratégias e ofertas junto ao Ministério da Saúde”, destaca.

O secretário reforçou a necessidade dos gestores fazerem primeiramente um diagnóstico sobre a real situação da saúde do município e terem um bom planejamento. “É preciso ter a Atenção Básica como algo prioritário, pois o fortalecimento e o investimento nesta área, que é a principal porta de entrada do usuário no SUS, impactam positivamente sobre os fatores de risco das principais doenças reduzindo, por exemplo, o número de internações e a demanda por atendimento de urgência e emergência”.

Como desafios a serem enfrentados foram apresentados novos problemas como a questão da obesidade, doenças crônicas, crack, traumas (principalmente associados a acidentes com motocicletas) e humanização do atendimento que serão alguns dos focos das ações do Ministério para 2013 com abertura para adesão dos municípios a diversos programas como Academia das Cidades; PMAQ; construção, requalificação e ampliação das Unidades Básicas; Programa Saúde na Escola; Brasil Carinhoso, Rede Cegonha; Urgência e Emergência, entre outros.

O deputado federal Odair Cunha ressaltou a importância do evento para viabilizar que os municípios tenham acesso e conhecimento aos programas de saúde visando um atendimento de qualidade para o cidadão. “Essa foi uma oportunidade de reciclagem para gestores reeleitos que já tem conhecimento da área da saúde e também para os novatos que terão a saúde como um desafio, pois é preciso ofertar ao cidadão um sistema de saúde de qualidade, onde é essencial ter bem definido o papel do município, do estado e do governo federal. O objetivo é buscar solução do ponto de vista estratégico para os problemas que afligem os municípios”, disse.

Entre os participantes, o prefeito reeleito da cidade de Cambuquira, Evanderson Xavier, lembrou que a saúde é uma área de grande demanda e que por isso precisa de políticas de gestão eficientes. “Esta é uma agenda que requer cuidado e atenção do gestor, por ser de extrema importância para a política pública inclusive do nosso país, daí a necessidade de conhecer os projetos prioritários do Ministério”, falou.

Redação Juntos pelas Redes