Subsecretário visita laboratórios de medicina da UEMG Passos

Publicado em 10/04/2015 - politica - Da Redação

Subsecretário visita laboratórios de medicina da UEMG Passos

Depois de 10 dias em que o deputado Cássio Soares se reuniu com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), Miguel Corrêa, solicitando que o Estado crie mecanismos para que o curso de medicina seja iniciado na unidade Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mais um passo foi dado. Na tarde desta quinta-feira, 9 de abril, o reitor da UEMG, Dijon Moraes; o subsecretário de Ensino Superior da Sectes, Márcio Rosa Portes; o Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, Adailton Pereira Vieira; a direção acadêmica da UEMG Passos, técnicos responsáveis pelo projeto de instalação do curso de medicina e o deputado Cássio Soares se reuniram para discutir quais são as etapas necessárias para finalização do processo e início das aulas.

O subsecretário afirmou que, após a solicitação feita por Cássio Soares à secretaria, foi solicitada à UEMG uma nota técnica apontando a viabilidade da implantação. Segundo ele, o resultado obtido é que a Universidade é favorável à abertura do curso de medicina na UEMG Passos. “É possível a implantação do curso, desde que alguns processos aconteçam, como a criação dos cargos de professores, já que não há esse curso em nenhuma unidade. Achamos que é viável e vamos trabalhar para que se concretize. Para isso, precisamos do apoio do deputado, que já vem buscando esse resultado”, explicou Márcio.

Outras questões técnicas foram apontadas, como a solicitação do Ministério da Educação (MEC) para que a aprovação do curso, que antes era para a FESP, seja transferida para a UEMG. Uma reunião com os dirigentes da universidade será realizada na próxima semana em Belo Horizonte. Neste encontro, toda a documentação necessária será juntada para que o processo junto ao MEC seja finalizado. “A nossa expectativa é que no final da próxima semana todos os ajustes sejam feitos para que a secretaria possa dar andamento no processo de implantação do curso”, afirmou o deputado Cássio Soares.

Estiveram presentes no encontro de Passos, o diretor da FESP, Fábio Kallas; a diretora acadêmica, Tânia Delfraro; a vice Marisa Lemos; doutor e coordenador da comissão para implantação curso medicina FESP, Geraldo Brasileiro; a coordenadora da pós-graduação, Maria Ambrosina Maia; o coordenador de pesquisa e extensão, José de Paula; a coordenadora de extensão, Camila Belfort Piantino; o coordenador geral de projeto, pesquisa, extensão e pós graduação, Eduardo Collares, além do professor Manoel Reginaldo Ferreira e secretário executivo da FESP, Dácio Lemos.

Visita a Laboratórios

Após a reunião, o subsecretário conheceu as instalações montadas para o curso de medicina. A infraestrutura, com investimento em R$ 5 milhões, engloba um conjunto de laboratórios construídos junto ao Prédio Principal da FESP, em uma área de 800 metros quadrados, englobando ambientes de aprendizado na área de anatomia; microscopia; bioquímica, farmacologia, biofísica, informática, fisiologia; técnica cirúrgica, biotério, além do laboratório de habilidades, um dos mais complexos, com quatro salas para a prática nas áreas de ginecologia e obstetrícia, urgência e emergência, clínica geral, atendimento ao recém-nascido e pediatria.

Atualmente, a UEMG de Passos conta com 26 cursos e 4,2 mil alunos, sendo a segunda maior unidade, ficando atrás apenas da unidade central, em Belo Horizonte. 

FONTE: ASCOM