Sul de Minas recebe recursos para obras de infraestrutura

Publicado em 14/06/2010 e atualizado em 14/06/2010 - politica - Assessoria de Comunicação

Municípios do Sul de Minas irão receber recursos do Governo de Minas para melhorias em ruas, para realizar obras de saneamento e outras intervenções na área de infraestrutura. No dia 08/06 o governador Antonio Anastasia assinou 245 convênios com prefeituras de todo o Estado que totalizam R$ 110 milhões. Na região Sul foram contemplados os municípios de: Alagoa, Alpinópolis, Arceburgo, Baependi, Bom Jardim de Minas, Bom Repouso, Cachoeira de Minas, Campestre, Careaçu, Carmo da Cachoeira, Conceição das Pedras, Conceição do Rio Verde, Divisa Nova, Estiva, Itamonte, Itumirim, Jacuí, Juruaia, Liberdade, Minduri, Monte Sião, Olímpio Noronha, Pouso Alto, Santa Rita do Sapucaí, Santana da Vargem, São João Batista do Glória, São João da Mata, São Sebastião da Bela Vista, São Sebastião do Rio Verde, Seritinga, Soledade de Minas e Turvolândia. Os recursos dos convênios autorizados serão destinados a projetos de melhoramento de vias públicas, revitalização e construção de praças, pontes, ginásios e complexos esportivos, construção de parques de exposição e áreas de eventos, além de obras de iluminação pública.O governador Antonio Anastasia lembrou as dificuldades de investimentos passadas pelos municípios em 2009 e destacou os esforços para a realização dos convênios, que estão levando aos 853 municípios mineiros as ações do Governo do Estado. “Não acaba aqui a nossa parceria, ao contrário. Tenho certeza que essa parceria está presente também nas obras da saúde, da educação, da segurança, da telefonia, de mais infraestrutura, da habitação, do saneamento, da energia. Em todos os setores está presente o Governo de Minas. Estamos planejando, sendo criativos, corajosos e ousados, exatamente para levar a todo habitante de nosso Estado, a todo cidadão mineiro, a melhor qualidade de vida”, disse o governador, em seu pronunciamento.
Juruaia, pólo da lingerie no Estado, irá receber cerca de R$ 200 mil para construção de uma praça e melhoramentos de vias públicas. O prefeito Álvaro Mariano comemorou a chegada do recurso. “Juruaia como cidade referência na produção de lingerie recebe muitos turistas e todas as melhorias são bem-vindas para a cidade”, afirmou. Campestre também irá receber recursos para obras de calçamento e colocação de asfalto. “Esse convênio é de fundamental importância para os pequenos municípios. Em Campestre vamos asfaltar o bairro onde serão construídas 50 casas populares”, informou o prefeito Nivaldo Donizete Muniz.
Todos os 853 municípios de Minas Gerais podem ter acesso ao programa, desde que estejam em situação regular junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf) e com o Cadastro Geral de Convenentes (Cagec).
A Setop presta o serviço de orientação às autoridades municipais no atendimento dos requisitos legais para a formulação de solicitações e na adequada apresentação dos projetos. Técnicos da secretaria oferecem soluções adequadas quanto à publicação, controle e acompanhamento dos convênios. O procedimento, adotado pela Setop, prevê acompanhamento das obras desde o processo de licitação até a conclusão dos serviços. O objetivo é garantir a transparência sobre a execução dos projetos e a melhor aplicação dos recursos públicos.