Publicado em 04/02/2013 - politica - Da Redação
O início dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 2013, teve início na sexta-feira (1º/2). A reunião solene foi marcada pela presença do governador do Estado, Antônio Augusto Anastasia, e diversas autoridades. Na oportunidade, tomaram posse a nova Mesa Diretora para o biênio 2013/2015 e quatro novos deputados.
A nova Mesa da ALMG reconduz o deputado Dinis Pinheiro (PSDB) à Presidência do Parlamento mineiro, assim como os deputados José Henrique (PMDB), 1º vice-presidente; Dilzon Melo (PTB), 1º secretário; e Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2º secretário. Os novos deputados da Mesa são os deputados Hely Tarqüínio (PV), 2° vice-presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT), 3° vice-presidente; e Neider Moreira (PSD), 2° secretário.
O deputado Carlos Mosconi (PSDB) acredita que, em 2013, a ALMG vai aproximar ainda mais o cidadão do Parlamento. “Queremos ouvir cada vez mais a população. Em 2012, desenvolvemos campanhas importantes para o nosso Estado e para o nosso país. Esse ano, as mobilizações serão intensificadas”, garantiu Mosconi. Uma das campanhas que será destaque no 1º semestre é o Assine + Saúde.
Novos parlamentares - Foram empossados também três novos deputados, que ocupam as vagas abertas pela eleição de parlamentares nos pleitos municipais. O jornalista Mário Henrique Caixa (PCdoB) assume a cadeira antes ocupada pelo novo prefeito de Contagem (RMBH), Carlin Moura, do mesmo partido. O médico e empresário Leonídio Bouças (PMDB) entra na vaga do também representante do PMDB, Bruno Siqueira, que assumiu a Prefeitura de Juiz de Fora (Zona da Mata).
O deputado Rômulo Veneroso (PV) deixou de ser suplente, para ser efetivado na vaga do agora vice-prefeito da Capital, Délio Malheiros (PV). Com isso, o engenheiro e empresário Juarez Távora (PV) toma posse por ter se tornado o primeiro suplente do partido. Ele ocupa a vaga do deputado Agostinho Patrus Filho, que está licenciado, exercendo o cargo de secretário de Estado de Turismo.
A composição da Assembleia já havia sido alterada em dezembro do ano passado, quando assumiram os deputados Cabo Júlio (PMDB), no lugar de Antônio Júlio (PMDB), eleito prefeito de Pará de Minas (Central); e Juninho Araújo (PTB), no lugar de Delvito Alves (PTB), que assumiu a prefeitura de Unaí (Noroeste).
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)