Tribunal de Justiça escolhe Mosconi para homenagem

Publicado em 25/04/2012 e atualizado em 25/04/2012 - politica - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual, Carlos Mosconi (PSDB), foi à personalidade escolhida na região para receber a Medalha Desembargador Hélio Costas, concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) a cada dois anos em razão das comemorações do Dia da Justiça.  A distinção é dada as personalidades que se destacaram nas respectivas atividades em todo o estado. O parlamentar foi indicado por uma comissão nomeada pela Comarca de Muzambinho, composta pelo Ministério Público (MP), Ordens dos Advogados do Brasil (OAB), Prefeitura e Câmara de Vereadores.A cerimônia foi realizada no Fórum da cidade e contou com a participação do presidente da Comarca de Muzambinho, Flávio Umberto Schmidt, do prefeito Sérgio Cerávolo, e do presidente da subseção da OAB-MG, Paulo Antônio Marques.
Schimidt informou que a homenagem concedida a Mosconi foi à mesma outorgada ao governador, Antonio Anastasia, pelo Tribunal de Justiça de Belo Horizonte no final do ano. O presidente da Comarca de Muzambinho acrescentou, ainda, que o TJ-MG há muito devia tal distinção ao deputado, pelos serviços por ele prestados à Justiça. Segundo o magistrado, o parlamentar pauta sua atuação por atitudes honradas e dedicadas ao povo, não deixando espaço para vaidades.
O juiz de direito lembra também que Mosconi, como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, tem exercido papel fundamental na judicialização da saúde, ao propor soluções ao Pode Judiciário para aperfeiçoar as formas de distribuição de medicamentos e a liberação de vagas para a população no sistema de saúde, porém, com a missão de não permitir entraves na administração pública. “O Estado lhe agradece por fazer esse trabalho para nós, que não somos profissionais da área”, acrescentou.
Mosconi citou a Constituinte e disse que saúde é um direito de todos e um dever do Estado e afirmou que esse conceito deve ser exercido. O deputado lembrou ainda, que ao longo dos anos foi criada no Brasil a cultura de não investir em saúde e ressaltou a importância da luta para fazer valer na forma original a Emenda 29, de autoria dele em 2000, que reserva mais recursos para o setor. “Aprendi muito com a Justiça, no sentido de encontrar um meio justo e razoável para permitir o atendimento à população”, ressaltou.
Participaram também da cerimônia o venerável da Loja Maçônica, André Casagrande, o ex-prefeito de Poços de Caldas, Sebastião Navarro Vieira, representantes da Câmara de Vereadores, presidentes de partidos, ex-juízes de direito, advogados, empresários e lideranças políticas da região.