Uma estrela da constelação Muzambinho

Publicado em 20/08/2016 - politica - Da Redação

Uma estrela da constelação Muzambinho

Em Brasília surgiu no espaço uma nova constelação denominada “Constelação Muzambinho”. Dentro dela existe uma estrela que não necessita da luz do sol para brilhar. Ela tem brilho próprio e o seu nome é IZAÍAS FARIA DE ABREU.
Filho do saudoso Tenente Abreu e da centenária D. Diva Faria de Abreu, saiu de Muzambinho ainda muito novo e predestinado a brilhar no Planalto Central. O que chama a atenção de quem o conhece é o seu extraordinário poder de comunicação, de capacidade, de honestidade, de interação e de simplicidade, até demais para quem ostenta cargos da relevância dos dele.
Sua vida estudantil e profissional foi toda desenvolvida na Capital Federal, onde se formou em Letras e é pós-graduado em Direito Legislativo. De trabalho em trabalho, chegou ao Senado Federal através de Concurso Público em 1992. No Senado foi Assistente Técnico do Senador Maurício Corrêa, Secretário da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, Chefe do Serviço de Produção e Pesquisa da Agência Senado (redação do jornal), Chefe de Gabinete da Senadora Marina Silva, Chefe de Gabinete da Primeira e Segunda Vice-Presidência do Senado, Secretário de Comissão Parlamentar de Inquérito, Chefe de Gabinete do Senador Renato Casagrande, Assessor do Grupo Parlamentar Brasileiro no Parlamento Latino-Americano, Chefe de Gabinete do Senador Walter Pinheiro, Chefe de Gabinete da Liderança do Governo e Assessor Legislativo do Senador Vicentinho Alves. Fez diversos cursos no Senado tendo, também, sido professor de Português, inclusive sido designado através de Portaria para compor um grupo de trabalho encarregado de elaborar um Manual de Redação e um conjunto de normas e procedimentos para o funcionamento da TV Senado. Outras designações que lhe foram destinadas: elaborar o Plano de Carreira dos Servidores do Senado Federal, do Prodasen e da Gráfica do Senado; secretariar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, destinada a apurar crimes e outros delitos penais e civis praticados com a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos e outros países e assegurar os direitos de cidadania aos brasileiros que vivem no exterior; secretariar a Comissão Mista sobre Saneamento Básico e designado pelo Presidente do Senado para integrar a Comissão do Ano Cultural do Senado Federal em 2008.
Recebeu diversas missões de grande responsabilidade no Brasil e no exterior. As do exterior foram realizadas nos Estados Unidos (Boston), na Inglaterra (Londres), na Espanha (Madri), em Portugal (Lisboa), no Japão (Tóquio) e no Paraguai (Ciudad Del Este e Santa Rita). Esteve, também, em Visita Oficial à Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira no Continente Antártico; foi membro da delegação brasileira na Reunião de Educação do Parlamento Latino-Americano em Quito, no Equador e em Buenos Aires, na Argentina.
Recebeu diversos títulos: Diploma Pinguim Honorário, concedido pela Marinha do Brasil, Cidadão Espírito-Santense e Diploma Medalha Desembargador Hélio Costa, concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, por indicação da Comissão Especial da Comarca de Muzambinho. Sua atuação no Senado, sempre coerente e calcada nos seus poderes descritos no início deste texto, o tornou um funcionário exemplar da Casa e possuidor de um grande prestígio junto aos senadores e aos demais colegas de trabalho.
Recentemente, quando o Ministro Gilmar Mendes, que de bobo demonstrou não ter nada, foi designado para o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o nome de Izaías foi de imediato lembrado para ser o seu Assessor Parlamentar. É que o Ministro, conhecedor do caráter, da competência, do currículo de Izaías e de tudo o que aqui foi relatado sobre ele, imediatamente negociou com o Senado Federal e conseguiu sua liberação para o Tribunal. Hoje, ele continua funcionário do Senado, mas cedido ao TSE, a pedido do Ministro.
Este foi mais um “gol de placa” feito pelo muzambinhense, que não se cansa de tanto se movimentar e de subir na vida, atingindo aos mais altos escalões de sua vitoriosa carreira. Para quem o conhece, como eu, tudo que vem acontecendo com Izaías está dentro do provável e do previsto. Além do grande homem que é, da fé em Deus que cultiva com tanto amor e do passo a passo com que trilhou seu percurso para chegar até ao patamar de hoje, todas as oportunidades que lhe foram dadas, ele soube muito bem aproveitar. A atual parece ser a que mais lhe confere o “status” de homem público. Embora tudo que conquistou satisfaça a qualquer cidadão, no seu caso e por se tratar de quem é, a gente acha que merece mais, mais, muito mais e sempre mais. Se estivéssemos aqui fazendo referência a um cidadão comum, as vitórias que obteve seriam consagradoras. Porém, por se tratar de um ser muito especial e diferenciado, a gente acaba exagerando nos desejos e pensando muito alto, muito mais alto até do que deveria, porque alto ele já está e já faz algum tempo.
Afinal, o que Izaías já fez na vida é digno da admiração e do respeito de todos os seus conterrâneos. Não é todo dia e nem através de todas as pessoas que temos do que nos orgulhar. Quando alguém chega a um ponto tão alto como ele chegou, resta a cada um de nós o dever de aplaudir e de render-lhe homenagens e conclamar o vizinho, o parente e os amigos a fazerem o mesmo. Parabéns pelos seus inúmeros feitos, Izaías Faria de Abreu, “Estrela da Constelação Muzambinho”!

(Amir Alem de Aquino - Muzambinho/MG)