Publicado em 01/11/2012 - politica - Da Redação
Governador Antonio Anastasia disse que obra é emblemática e uma antiga reivindicação de Minas Gerais
primeira licitação, dividida em seis lotes, irá contemplar a duplicação de cerca de 100 quilômetros de rodovia e construção de túneis.
O prazo para a entrega das propostas se encerra em 17 de dezembro. Passada a etapa de licitação dos seis lotes, a previsão é que as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre do ano que vem. Os investimentos previstos nesta primeira etapa são da ordem de R$ 1,1 bilhão, do total de R$ 3,8 bilhões previstos pelo Ministério dos Transportes para a duplicação de todo o trecho.
Reivindicação dos mineiros
Antonio Anastasia lembrou que a duplicação da BR-381 é a prioridade zero de Minas em termos de rodovia federal e um compromisso do governo federal e da própria presidente Dilma Rousseff.
“Essa duplicação da BR-381 é uma obra emblemática. Na realidade, ela é prometida, reivindicada, discutida há décadas, que muitos até nem acreditam que esse momento chegará. E esses incrédulos, felizmente, vão perceber, a partir de fevereiro e março, já com as máquinas na estrada, o início desse projeto de
duplicação, que é um processo complexo, muito caro, longo, mas que se iniciará”, disse o governador de Minas.
“Estamos trabalhando em um prazo de três anos para que as obras de cada lote sejam contratadas e executadas”, afirmou o ministro Paulo Sérgio Passos, ressaltando que a licitação será feita pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), modalidade em que vence a empresa que propõe o menor preço e os prazos para contratação são mais curtos.
O ministro ressaltou que os editais de outros cinco lotes serão lançados até o fim de novembro. Com isso, 90% das licitações serão concluídas nos próximos meses. Os últimos dois lotes da obra, considerados mais complexos por se tratar de variantes sobre o rio Santa Bárbara, com extensão de 40 quilômetros, serão licitados apenas no próximo ano, pois estão na fase de projeto.
Confira as obras previstas nos seis lotes:
· Duplicação do trecho entre o entroncamento com a MG-320 (para Jaguaraçu) e o Ribeirão Prainha, com extensão de 28,6 quilômetros.
· Duplicação do trecho entre o Ribeirão Prainha e o Acesso Sul de Nova Era, com extensão de 18,8 quilômetros.
· Duplicação do trecho entre o entroncamento de João Monlevade e Rio Una, com extensão de 33 quilômetros.
· Duplicação do trecho entre o entroncamento com a MG-435 (Caeté) e o entroncamento com a MG-020, com extensão de 18 quilômetros.
· Construção de túneis, nos dois sentidos da rodovia, em Rio Piracicaba, com extensão de 825 metros.
· Construção de túneis em Antônio Dias e Prainha, com extensão de 1.280 metros.
SEGOV - Assessoria de Imprensa