Vice-prefeita atua na área de segurança pública em Guaxupé

Publicado em 27/04/2009 e atualizado em 27/04/2009 - politica -

833_02Pela primeira vez na história política de Guaxupé, uma mulher ocupa um cargo de destaque no Poder Executivo. E o destino reservou esta missão para a advogada Márcia Zampar Jorge, militante do PV – Partido Verde, mãe de três filhos: Cairo Lúcio, Renan Augusto e Ana Luíza. Guaxupeana, é advogada criminalista e civilista. Nesta semana, a autoridade política recebeu nossa reportagem e comentou sua atuação no início do mandato.
Márcia Zampar está ao lado co prefeito petista Roberto Luciano. Ela lembra que a campanha eleitoral apresentou a proposta de uma vice-prefeita atuante no governo. Até porque até o momento isto nunca havia acontecido em Guaxupé. Seu projeto era de trabalhar em prol das mulheres, crianças e idosos. Isto em todas as áreas. Mas analisando o organograma da prefeitura e Lei Orgânica do Município, verificou-se não existia a figura do vice-prefeito. Ou seja, a previsão era de apenas substituir o prefeito na sua falta. Portanto, até que sejam determinadas as atribuições da vice-prefeitura, como advogada começou a trabalhar na área da segurança pública.

AUMENTO DO EFETIVO POLICIAL – A vice-prefeita conta que logo após a vitória no pleito eleitoral tomou conhecimento de que Guaxupé perderia o caráter de Regional da Delegacia Civil. Imediatamente, foi iniciado um trabalho político junto ao Juiz e Promotor. Ofícios foram encaminhados, juntamente com o então Presidente da Câmara, a vários deputados pedindo a permanência da Regional em Guaxupé. Ao mesmo tempo, foi buscada a elevação da 79ª Companhia da Polícia Militar de Guaxupé a uma Companhia Especial. Com a elevação, poderá haver o aumento do efetivo policial, com a presença de 01 Major e 02 Capitães. Ao mesmo tempo, seria garantida a permanência da Regional da Polícia Civil.
Na semana passada, o Comando da Polícia Militar esteve em Guaxupé informando que uma Companhia Especial exige um efetivo de 76 policiais. Como existiam 51 policiais, serão cedidos mais 25 até o mês de outubro. Num primeiro momento, esta é a conquista viabilizada, sendo que o esforço continua na busca da elevação da Companhia.

DELEGACIA DA MULHER – Também existe empenho para a efetivação da Delegacia da Mulher, que existia em Guaxupé apenas no papel. Desde janeiro, após a posse, o Executivo iniciou o trabalho de implantação desta importante conquista. Já foram viabilizados equipamentos como computador, impressora e televisão. Também já foi definida uma escrivã, esposa de um perito que atua em Guaxupé. Através de contatos políticos e pedidos, também foi viabilizado um veículo para a Delegacia da Mulher, que inclusive já foi entregue. A expectativa é que num prazo máximo de dois meses o funcionamento seja iniciado com a presença de uma Delegada. Vale lembrar que a Delegacia trabalha com a mulher, idoso e adolescente, devendo funcionar em lugar específico, fora da estrutura da Regional.

INGRESSO NA POLÍTICA – Márcia Zampar ressalta que ingressou na vida política justamente por atuação em defesa da mulher e família. Assim, passou a receber convites para ingressar em partidos políticos. Isto aconteceu há dois anos, quando entrou nas fileiras do PV – Partido Verde. Começou como vice-presidente do partido, mas nunca manifestou a intenção de qualquer candidatura. Seu objetivo era apenas dar um apoio político. Diante dos convites insistentes, observou que a chamada “terceira via” era interessante por ser livre e não sombras. Felizmente, aconteceu a vitória nas urnas.

PARCERIA COM ROBERTO LUCIANO – A vice-prefeita elogiou a atuação do prefeito petista. Até mesmo destacando a liberdade de ação. Prova disso, que a vice-prefeitura conta com gabinete próprio, cumprindo expediente e fazendo o atendimento diário à população. Mas também atua fora do município na busca de conquistas. Na última semana, por exemplo, esteve com o Presidente do Tribunal de Justiça em Belo Horizonte requerendo uma 4ª Vara para Guaxupé. Hoje, a Comarca tem uma média de 700 processos ajuizados mensalmente, sendo que são 2 Varas e 01 Especial. A 4ª Vara seria criminal, desafogando as outras duas que são mistas.

PROBLEMAS CRUCIAIS – Márcia Zampar destacou que as áreas social e de saúde precisam de muitas melhoras. As dificuldades existem, bem como o grande esforço no sentido de avanços significativos. A área de saúde está merecendo atenção do prefeito. Pessoalmente, a vice-prefeita tem interferência na área da educação, através da Secretária Nesmar Brasão, que vem desenvolvendo um belo trabalho. Na área social, tem pequenas ações, devendo ingressar com mais efetividade. Também estará atuando em outras áreas de acordo com o andamento do governo. Ela valorizou a equipe da administração, garantindo são pessoas comprometidas com a comunidade. “Existe um melhor a ser feito”, disse.

VISÃO OTIMISTA – A vice-prefeita deixa uma mensagem positiva quanto à participação feminina na vida política. Para ela, a mulher tem que conquistar o seu espaço com a responsabilidade que lhe é peculiar. Até porque as mulheres são capazes e podem mudar. Lembrou também a participação na mulher no poder Legislativo, sendo que agora iniciado no Executivo. “Como mulher e advogada vamos incentivar que outras mulheres também entrem na política”, disse.