Publicado em 08/01/2014 - regiao - Da Redação
Muito se falou nos enfeites que a Prefeitura de Guaxupé trouxe para as ruas no Natal de 2013. A proporção e beleza das luzes espalhadas por vários pontos na cidade trouxeram além de visitantes, turistas e o espírito natalino entre as famílias guaxupeanos, em especial às crianças e o aumento nas vendas do comércio local. De acordo com a ACIG – Associação de Comércio e Industria de Guaxupé, as vendas tiveram um aumento de 5% em relação a 2012, motivo para os comerciantes comemorarem.
Já se passaram pouco mais de 10 dias do Natal e a ACIG apresenta o balanço feito entre as 52 lojas associadas. De acordo com Lucimara Arantes, presidente da Associação, as vendas em 2013 foram superiores as de 2012: “Tivemos um saldo positivo durante as vendas de Natal. Com certeza isso se deve aos enfeites que a Prefeitura colocou em vários pontos da cidade e que atraiu inúmeras pessoas. Tivemos um crescimento de 5%. Parece pouco, mas representa muito a todos nós comerciantes”, disse. A Associação Comercial de São Paulo, a título de comparação, registou a pior venda dos últimos 11 anos, sendo um acréscimo de apenas 2,7%.
O setor que mais vendeu foi de brinquedos. Os presentes caros e luxuosos foram substituídos por pequenas lembrancinhas: “Vimos que neste Natal as pessoas resolveram comprar mais pequenos presentes e lembrancinhas do que presentes de valor alto. Mesmo assim o resultado foi satisfatório”, informou Lucimara.
Segundo o prefeito Jarbinhas, a atração de pessoas ao comércio foi um dos objetivos que levou o Governo Municipal a investir na decoração: “O Natal de Luz foi um marco na história de Guaxupé. Conseguimos resgatar o espírito de Natal entre as famílias guaxupeanas, principalmente nas crianças e fomos além, atraímos visitantes de toda a região que aproveitavam a oportunidade de estarem em nossa cidade para fazerem suas compras. Com esse resultado apresentado pela ACIG, tenho certeza que alcançamos nosso objetivo”, falou.
Jarbinhas ressaltou ainda a importância das vendas para a economia local, mesmo o país estar vivendo em meio a crise financeira: “A econômica em nosso país não vai nada bem e é realidade. Mesmo assim, enquanto vimos que em várias outras cidades as vendas despencaram, chegando o Natal de 2013 ser considerado o pior de vendas nos últimos 11 anos, ainda conseguimos levar a população para as ruas e o comércio lucrou. Isso é trabalhar com planejamento e de olho nas estratégias para o desenvolvimento de Guaxupé”, finalizou o prefeito.
Fonte: ASCOM