RECICARMO conquista benefício do governo estadual

Publicado em 04/02/2014 - regiao - Da Redação

A Associação de Agentes de Meio Ambiente de Carmo do Rio Claro (RECICARMO) foi contemplada com o Bolsa Reciclagem, programa do Governo de Minas que oferece incentivo financeiro às cooperativas e associações de coletores de materiais recicláveis. A Associação carmelitana recebeu em dezembro a primeira parcela no valor R$32 mil.

O incentivo é concedido trimestralmente e a Associação recebe de acordo com a quantidade de material que encaminha para reciclagem. O cálculo da remuneração é feito por meio das notas fiscais ou recibos emitidos pelas empresas compradoras dos materiais. Do valor concedido, 90% são repassados aos coletores e 10% podem ser utilizados nas despesas administrativas, infraestrutura, equipamentos, formação de estoque de materiais recicláveis ou capacitação dos associados.

Para manter o benefício, a entidade precisa ter os dados cadastrais atualizados junto ao Estado, ser reconhecida pelo comitê gestor do Bolsa Reciclagem ,ou por entidade indicada pelo órgão, e apresentar relação de repasses feitos aos beneficiados. O programa vem com a intenção de reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelos coletores que é de suma importância na proteção ao meio ambiente.

O coordenador técnico da RECICARMO, Gleison Pio, cadastrou a Associação em julho de 2013 e relatou que os coletores ficaram muito motivados com benefício “O trabalho da RECICARMO é muito importante para o município, principalmente na preservação do meio ambiente, e a gente sabe que não é um trabalho fácil, não são todos que se dispõem a trabalhar com separação de resíduos. São pais e mães que tiram o sustento de suas famílias desta atividade”,  disse Gleison.

A RECICARMO atua na cidade há 14 anos e possui 23 associados. Em dezembro a Associação reciclou 53.839 quilos de materiais diversos. Gleison lembra que a colaboração dos moradores, separando o lixo seco do molhado, é muito importante para o aproveitamento do material que pode ser reciclado “Quando a população ajuda na coleta seletiva, o tempo gasto na triagem do material é menor e eles (RECICARMO) conseguem um rendimento maior”, explica.

O Programa Bolsa Reciclagem foi instituído por lei aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Anastasia na abertura do 10º Festival Lixo e Cidadania em 2011.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Carmo do Rio Claro – Jornalista: Janaína Oliveira