Queimadas em terrenos podem gerar multa aos proprietários em Guaxupé

Publicado em 07/02/2014 - regiao - Da Redação

Basta chegar esta época do ano para que vários focos de queimadas possam ser constatados em terrenos na zona urbana de Guaxupé. O que todos sabem é que isso pode gerar notificação e multas aos proprietários. Para evitar transtornos, o melhor é deixar o local limpo, sem entulhos e matos altos.

Para que a fiscalização possa ser colocada em prática, na manhã da terça-feira (04) estiveram reunidos o prefeito Jarbinhas juntamente com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. 

“São inúmeros os transtornos que as queimadas em terrenos podem causar. Indo desde agressão ao Meio Ambiente ao risco iminente de que o fogo possa se alastrar, podendo atingir alguma casa. Por isso é preciso termos uma atenção a isso e pedir a colaboração dos proprietários dos terrenos para que os mantenham limpos, isso evitará que seja ateado fogo no local”, explicou o prefeito.

A multa, prevista pela Lei nº 2228/2013, pode chegar a R$300,00 (trezentos reais). De acordo com Guilherme Mussi, secretário de Meio Ambiente, ela será aplicada independente de quem seja o responsável por ter colocado fogo no local: “A obrigação do proprietário é manter seu terreno limpo. Caso isso não seja feito, ele  poderá ser multado pela falta de limpeza. Agora é corriqueiro que queimadas aconteçam. Em terrenos sujos, seja quem for que ateou fogo, o proprietário é quem será responsabilizado, tendo em vista que deveria ter deixado o local limpo, evitando esse tipo de ação”, falou.

De acordo com Jarbinhas, o objetivo não é a multa, mas sim a consciência do cidadão em manter o terreno limpo: “As vezes nos preocupamos com a multa, mas esta é a última opção. O que deve prevalecer é a consciência de que um terreno sujo pode além da queimada trazer sérios danos à própria população como aparecimento de bichos peçonhentos e ainda gerando problemas ligados à saúde pública como doenças, contaminações e principalmente a dengue”, finalizou.

Fonte: ASCOM