
A solenidade de comemoração do primeiro aniversário da 20.ª Companhia PM Independente aconteceu no dia 26/02, sexta-feira, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, em São Sebastião do Paraíso. O momento foi prestigiado por grande número de militares, autoridades civis, prefeitos e vereadores de sua área de abrangência. Em seu pronunciamento o prefeito de Paraíso, Mauro Zanin (presidente da AMEG) disse de sua expectativa da Companhia ser em breve transformada em batalhão. A Companhia foi criada em 22 de janeiro de 2009.
O coronel PM José Dimas da Fonseca que recentemente assumiu o comando da 18.ª Região da Polícia Militar em Poços de Caldas, à qual a 20.ª Cia. Independente passou a fazer parte, se fez presente. “É uma honra comandar esta região privilegiada de Minas Gerais”, salientou.
O major Ronaldo Antônio Bernardes, comandante da 20.ª Cia. Independente fez agradecimentos, disse de sua satisfação com os resultados obtidos neste primeiro ano de atividade. Enfatizou o propósito da PM em aprimorar cada vez mais sua prestação de serviço à comunidade. “É nossa preocupação constante a otimização dos resultados, com um combate sistêmico ao crime violento” explicou o comandante. “Todos sabemos que temos que ser exemplo”, afirmou. Em vídeo foram demonstrados dados estatísticos, dando conta da queda de índices de cri-minalidade na área da Companhia.
Na solenidade, homenagens foram prestadas a chefes do Executivo dos municípios que compõem a área da unidade, “em reconhecimento ao apoio dispensado à Polícia Militar”. Foram entregues placas aos prefeitos Mauro Zanin (São Sebastião do Paraíso), Sérgio Arlindo Cerávolo Paolielo (Muzambinho), Álvaro Mariano Júnior (Juruaia), Ronei Vitor de Brito (Nova Resende), Adênio Siqueira Danziger (Bom Jesus da Penha), Sandra Aparecida Cecílio da Silva (Monte Santo de Minas), Roberto Luciano Vieira (Guaxupé), Paulo Geraldo Honório Pereira (São Pedro da União), Maria Helena Rodrigues Abrão (São Tomás de Aquino), Humberto Fernandes Maciel (Monte Belo), João Carlos Minchillo (Juruaia), Janoário Arantes (Itamogi) e Antônio Roberto da Costa (Arceburgo, representado pelo vice Eliel).
Também foram homenageados militares que se destacaram no desempenho de suas funções em 2009, e pessoas que contribuíram para a história da 20.ª Companhia Independente, como o advogado e historiador Luiz Ferreira Calafiori, idealizador do brasão da Companhia, que recebeu “toque especial” dos soldados Alessandro Donizete Oliveira e Cristiano Alves Infante. Os delegados regionais, Mário José de Macedo e Rogicélio Gomes de Castro, de igual forma foram distinguidos na solenidade.
Como parte do evento, o coronel José Dimas da Fonseca recebeu cartão em agradecimento à sua presença, e cartão foi entregue ao major Bernardes. “Reconhecer talentos não é apenas um gesto sentimental, mas um dever justo que se materializa na convivência do dia a dia, mostrando compromisso, dedicação, respeito à dignidade do ser humano. São esses alguns adjetivos de nosso comandante major Bernardes” disse o apresentador da solenidade, sargento Luciano, em nome de oficiais e praças da 20.ª Cia.
O presidente da AMOG, Paulo Geraldo Honório Pereira, prefeito de São Pedro da União ressaltou a melhoria da qualidade de vida na região com a instalação da 20.ª Cia Independente.
A Banda de Música do 12.º BPM abrilhantou a solenidade e dentre outras autoridades também se fez presente o tenente-coronel Ronaldo Resende dos Anjos, comandante daquela unidade.