Publicado em 24/04/2018 - regiao - Da Redação
No sábado, 21/04, a parceria entre as Secretarias de Saúde e de
Serviços Públicos, levou o mutirão de limpeza para o Jardim
Bandeirantes. Ao todo, 22 toneladas foram recolhidas das ruas e de
terrenos vazios.
A necessidade da ação foi verificada pelos agentes de endemias, que percorrem a cidade, para orientar a população e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Esses mutirões são realizados com frequência, sempre em um ponto diferente da cidade. A escolha é feita de acordo com o resultado do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti), por solicitação da população ou por demandas trazidas pela nossa equipe, que foi o que aconteceu dessa vez”, explicou Márcia Helena Geremias de Paula, supervisora do Programa de Combate ao Aedes aegypti.
45 servidores da Saúde e sete servidores da Serviços Públicos, participaram do trabalho. Além de muito entulho, móveis e eletrodomésticos velhos, também foram retiradas dezenas de pneus de trator, descartados irregularmente em uma área ainda não asfaltada do bairro. O mutirão do feriado contou com o reforço da Sedet, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que emprestou uma máquina retroescavadeira para a ação. O prefeito Sérgio Azevedo esteve no Jardim Bandeirantes e acompanhou o trabalho. “Precisamos da conscientização da população, porque temos serviços em funcionamento para evitar este tipo de situação que exige a realização de mutirões como este. Nossos servidores estão de parabéns pelo trabalho realizado e que é muito importante para a cidade e para a saúde de todos”.
Limpeza Permanente
Para o recolhimento de móveis, eletrodomésticos, tábuas de madeira e outros materiais do tipo, o serviço ‘cata-treco’ da secretaria de Serviços Públicos, deve ser acionado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, pelos telefones 3697-2073 (zona Oeste e Centro), 3697-2188 (zona Leste) e 3697-2319 (zona Sul), lembrando que o atendimento é agendado. Já o caminhão da coleta seletiva circula de segunda a sábado, por todos os bairros da cidade. Nos números de agendamento do ‘cata´treco’, é possível se informar sobre o dia em que a coleta seletiva passa em cada bairro. “Sempre somos parceiros nestas ações mas temos um trabalho permanente para evitar o acúmulo de lixo em ruas e terrenos e pedimos que a população entre em contato, sempre que necessário”, orientou José Benedito Damião, zelador da Regional Oeste.
Denúncias para fiscalização e limpeza podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal de Saúde, no 0800-283-0324, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ligação gratuita. “Nossas equipes têm um trabalho constante, com a realização de mini mutirões e de mutirões maiores, como este no Jardim Bandeirantes. É um trabalho muito importante para a prevenção de doenças, para evitar o acúmulo de água parada, de sujeira, de insetos e até de animais peçonhentos. Mais uma vez pedimos a colaboração da população, no sentido de não fazer o descarte irregular e de denunciar situações deste tipo, para que as medidas cabíveis possam ser tomadas afim de garantir a saúde de todos”, finalizou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário de Saúde.