5ª Jornada Mineira Cultural e comemoração cívica em Cabo Verde

Publicado em 12/09/2015 - regiao - Da Redação

5ª Jornada Mineira Cultural e comemoração cívica em Cabo Verde

No sábado (05), Cabo Verde ganhou um colorido especial, ocasião em que se realizou a 5ª edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural com o tema: “Cidades, Regiões e Patrimônio” e também o momento cívico em comemoração à independência do Brasil.   

O  ENCONTRO DE FANFARRAS contemplou a atividade cultural  da Jornada Mineira, um evento organizado pelo IEPHA- Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Minas Gerais, que, em parceria com o município possibilitou momentos de dinamização, visibilidade, de valorização e de incentivo à preservação da expressão artística e cultural através das Fanfarras; em especial à Fanfarra anfitriã que se constitui um Bem do Patrimônio Histórico do município e de Minas Gerais.   

Participaram e abrilhantaram o evento: A Banda Marcial Professor Milton Bertolucci, de Poços de Caldas, dirigida pelo Regente Wellington Ricardo, a Fanfarra de Monte Belo e a Fanfarra da Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães (Cabo Verde), regida pelo Instrutor Vagner Anacleto, acompanhada de balizas e porta-bandeiras, sob a orientação da Professora Andréia de Lima Reis.  

A comunidade caboverdense prestigiou e se emocionou ao assistir a execução de clássicos pelos músicos das Fanfarras.   

No palanque foram convidadas várias autoridades, entre elas o prefeito Edson Ferreira, acompanhado da Primeira Dama Eluisa Fávia Ferreira, Presidente da Câmara de Vereadores Valdinei Marciano, demais vereadores, Comandante da Polícia Militar Sandro Olímpio de Lima Almeida e outras lideranças.  

O evento foi uma realização do IEPHA em parceria com a Prefeitura e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e Cultura de Cabo Verde.  

AGRADECIMENTO - A presidente do Conselho e chefe do setor cultural, Vanda Célia da Silva, agradece a todos os que contribuíram para a realização do evento, cujo sucesso se deve à dedicação de muitas pessoas, em especial dos instrutores Vagner Anacleto e  Andréia de Lima Reis e dos integrantes das Fanfarras. Em especial às Fanfarras de Monte Belo e de Poços de Caldas.